quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Manifesto de 320 advogados ressalta críticas à atuação do STF

Grupo que se manifestou desfavorável a parecer do presidente da OAB fala em 'perseguições políticas' contra cidadãos inocentes

Cristyan Costa

Na quarta-feira 25, um grupo de 320 advogados de vários Estados assinou um manifesto com críticas às ações do Supremo Tribunal Federal (STF), sobretudo à postura do ministro Alexandre de Moraes. O juiz do STF comanda inquéritos inconstitucionais na Corte. Os autores do documento ressaltaram que a sociedade brasileira “não suporta mais assistir às perseguições político-ideológicas e judiciais promovidas contra cidadãos inocentes”.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A peça cita o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o jornalista Oswaldo Eustáquio, detidos no âmbito da investigação de supostas fake news, conduzida por Moraes. O descontentamento dos advogados com o STF está no mesmo texto em que membros da categoria se manifestam contra o parecer unilateral de Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O representante máximo da OAB havia formalizado um documento contra o pedido de impeachment de Moraes, redigido por Jair Bolsonaro — o processo de impedimento foi rejeitado pelo chefe do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), conforme noticiou a Revista Oeste. A Advocacia-Geral da Casa informou que faltou ‘justa causa’ para acolher o pedido. Ao se pronunciar, Pacheco declarou que espera que a “harmonia” entre os Poderes possa ser restabelecida.

Título e Texto: Cristyan Costa, revista OESTE, 26-8-2021, 6h22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-