sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Confira locais no Rio que precisam de comprovante de vacinação contra Covid-19 para acessá-los

A partir da próxima quarta (1/9) será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação em academias, estádios de futebol, cinemas, teatros e alguns outros locais

Raphael Fernandes

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta sexta-feira (27/8), 4 novos decretos voltados à pandemia de Covid-19 na cidade, sendo três relacionados com a vacinação contra a doença.

A partir da próxima quarta-feira (1/9), os cariocas que quiserem entrar em alguns locais de utilização coletiva na capital fluminense terão que comprovar que estão devidamente imunizados contra o Coronavírus.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Este comprovante pode ser tanto a caderneta digital do ConecteSUS quanto um papel timbrado distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde no ato da vacinação. Para quem tomou apenas a primeira dose (D1) e está aguardando a segunda aplicação (D2), será necessário comprovar que ainda não chegou a sua respectiva data de imunização.

Os locais de uso coletivo definidos pela Prefeitura são:

·      Academias de ginástica e centros de condicionamento físico similares, piscinas e clubes sociais;

·         Estádios de futebol, ginásios poliesportivos e vilas olímpicas;

·      Cinemas, teatros, salas de espetáculos, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;

·         Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;

·      Pontos turísticos em geral, museus, galerias e exposições de arte, aquários, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

·         Conferências, convenções e feiras comerciais.

Vale ressaltar que, segundo o decreto, cada estabelecimento deverá realizar o seu próprio controle de entrada, precavendo, claro, possíveis focos de aglomeração.

Já bares, restaurantes, shoppings e lojas de rua em geral não foram incluídos no decreto, isto é, continuam liberadas para acesso livre por parte da população – respeitando as regras de distanciamento.

Outras comprovações obrigatórias

Além de locais de utilização coletiva, a Prefeitura do Rio determinou que a comprovação da vacinação contra a Covid-19 será obrigatória também nos seguintes casos:

·         Realização de cirurgias eletivas, isto é que, não são emergenciais;

·         Recebimento do Cartão Família Carioca.

Prorrogação das restrições

Outro ponto importante a se destacar é que as medidas restritivas na capital fluminense foram prorrogadas até dia 13/9. Isso significa que boates, danceterias e estabelecimentos similares seguem proibidos de funcionar.

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 27-8-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-