domingo, 29 de agosto de 2021

[Antigamente] Topo Gigio


No Brasil

O personagem estreou no Brasil em 1969, no programa Mister Show, na Rede Globo. Topo Gigio contracenava com o humorista Agildo Ribeiro e a voz era dublada pelo italiano Peppino Mazzullo, que não sabia falar português e decorava as frases a serem ditas apenas de maneira fonética, sem saber a tradução. O programa era exibido em horário nobre, nas noites de quinta-feira e teve grande audiência. 

Além de Agildo Ribeiro, Topo Gigio também contracenou com a atriz Regina Duarte.

Em 1970, Agildo Ribeiro saiu do programa e Luís Carlos Miele assumiu a atração por um curto período.

No ano seguinte, o rato ganhou um novo programa com Agildo Ribeiro, intitulado Topo Gigio Especial, que durou até o final de 1971.

Durante o final da década de 1960, o personagem fez muito sucesso no mercado musical também com a canção "Meu Limão, Meu Limoeiro", lançada em um compacto em 1969 e que foi recordista de vendas, além de terem sido lançados vários bonecos, carrinhos, brinquedos e vários outros produtos licenciados.

Depois de mais de dez anos fora da televisão brasileira, Topo Gigio voltava ao ar na Rede Bandeirantes em 1983, com o programa Boa Noite Amiguinhos, onde o personagem também era dublado pelo italiano Peppino Mazzullo. O programa não teve bons índices de audiência, ficando no ar menos de um ano.

Anos depois, o programa Boa Noite Amiguinhos voltou ao ar em 1987 e durou dois anos no ar. Inicialmente, com a voz de Cassiano Ricardo, mais tarde a voz do personagem passou a ser feita por Laert Sarrumor, vocalista da banda Língua de Trapo. No programa, o boneco fazia dupla com o ator Ricardo Petraglia, que era apelidado carinhosamente por Topo Gigio de "Dick Petra". Nessa época, também foram lançados dois LPs com músicas cantadas pelo personagem: Topo Gigio no Brasil e Topo Gigio: Volume 2, ambos lançados em 1987 pela Disco Ban. Ainda nesse ano, um filme foi produzido em 1989: Topo Gigio no Castelo do Conde Drácula, que foi lançado diretamente para VHS e contou com a atriz Samantha Monteiro no elenco. 

Em 2000, a Globo tentou trazer o boneco de volta para participar do programa Zorra Total, mas desistiu devido aos custos do licenciamento cobrados pela empresa detentora dos direitos autorais do personagem.

Em 2014, a Sato Company comprou os direitos do personagem e relançou alguns episódios produzidos na década de 1970 no YouTube. Novamente, o personagem passou a ser dublado por Laert Sarrumor.

Em Portugal

Em Portugal, em 1981, Topo Gigio fez parte de um programa televisivo exibido pela RTP, apresentado por Rui Guedes e onde António Semedo lhe dava a voz.

Posteriormente, na segunda metade da década de 1990, passou a fazer parte do programa Big Show SIC, apresentado por João Baião.

Wikipédia


Anteriores: 

O que é (foi) isto? 
Outra preferência 
Os meus preferidos 
Os cinco 
Arado e transporte 
Quem (não) brincou de pique-esconde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-