sábado, 6 de abril de 2024

Democrático, mas pouco…

Portugal caiu quatro lugares no ranking das democracias liberais, passando do 22º lugar em 2022 para o 26º lugar em 2023.

A conclusão é do último relatório Variety of Democracies, do Instituto V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, que é baseado em 71 indicadores, como o controle dos governos e dos parlamentos, o sistema judicial, o respeito pela Constituição às liberdades cívicas.

A lista de 179 países é liderada pelos países escandinavos, com Dinamarca (em 1º), Suécia (2º) e Noruega (3º) na frente.


O Brasil aparece na 32ª posição. Em 2022 aparecia na 58ª posição. (!)

China, Coréia do Norte, Afeganistão, Síria e Eritreia estão entre as últimas posições.

Em declarações ao jornal Público, Tiago Fernandes, coordenador do estudo na parte relativa a Portugal, financiada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), explica que, embora tenha havido um recuo, Portugal ainda se encontra no topo na lista de melhores democracias do mundo.

Portugal – que em 2019 ocupava o 8º lugar do ranking – está agora ligeiramente atrás de Espanha (23º), Itália (24º) e Canadá (25º) e à frente de países como a Islândia (27º), Japão (30º) ou Grécia (50º).

“Portugal é uma democracia liberal consolidada. Está na 26ª posição em 179 países”, aponta Tiago Fernandes. O professor e investigador reconhece que houve um decréscimo nos níveis de pontuação global, sobretudo desde 2021, atribuindo-o à privação de direitos durante a pandemia, mas ressalva que isso “não significa que a democracia portuguesa está em crise como esteve a democracia húngara, a brasileira ou até a norte-americana”. (?!)

Título e Texto: O Diabo, nº 2466, 5-4-2024, página 2.

Pois é, foi justamente a última frase da sumidade, que deduzo ser um “especialista” recorrente nos “plateaux” televisivos, que chamou a minha atenção: as democracias húngara, brasileira e norte-americana “estiveram em crise” por causa de Victor Orbán, Jair Bolsonaro e Donald Trump… Sei…

Está explicada a subida no ranking do Brasil, de 58 para 32: 26 posições!! O Brasil cada vez mais democrático!

Mermão, é e está phoda! Eles estão em todos os buracos, grutas, fendas…!

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-