quinta-feira, 4 de abril de 2024

Feijoada da Tia Surica entra para o calendário oficial do Rio de Janeiro

Tradicional evento teve sua primeira edição em 2003

O Dia

A tradicional feijoada da Tia Surica entrou para o calendário de datas comemorativas do Rio de Janeiro. Segundo o projeto de lei, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (3), o evento estimula o turismo, lazer e principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de emprego e vendas de produtos. 

Foto: Divulgação/TV Globo

A proposta foi do deputado Dionísio Lins. Com a aprovação, a data entra no calendário oficial do estado no segundo domingo do mês de novembro.

A feijoada da dona Iranette Ferreira Barcellos é considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. Ponto de encontro de sambistas, autoridades e amantes de feijão, o evento começou em 2003. Após o lançamento do seu primeiro CD, Tia Surica reuniu em sua casa cantores da Portela como Monarco, Chico Santana e Manicéia para confraternizar comendo feijão. Os encontros passaram a acontecer regularmente e viraram uma atração.

O deputado estadual Dionísio Lins comemorou a aprovação do projeto nas redes sociais: "É de se tirar o chapéu e aplaudir de pé esse tradicional evento. Tia Surica merece todo o nosso respeito e admiração pelo seu histórico de vida dedicado à nossa cultura", afirmou.

Tia Surica tem 83 anos e é matriarca da Portela, sendo integrante da Velha Guarda e presidente de honra da tradicional escola de samba azul e branca de Madureira. Em junho de 2023, ela ganhou o título de Cidadã Benemérita, honraria que reconhece personalidades que se destacam pelos serviços prestados à cidade do Rio de Janeiro.

Título e Texto: Redação, O Dia, 4-4-2024, 13h20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-