segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

[Daqui e Dali] As lentes dos novos e dos velhos

Humberto Pinho da Silva


Ao manusear as obras expostas num escaparate de livraria, encontrei, em certa ocasião, livro que folheei ao acaso.

A determinado passo, deparei com frase que ficou bailando na mente por ser bem pensada e muito verdadeira.

Autor? Não sei. Livro? Também não me recordo do nome, por mais que o rebusque na memória.

Dizia o autor, mais ou menos, isto: “ Os novos, se usam óculos é para verem ao longe; mas os velhos usam-nos para verem ao perto.”

Observação excelente! Maravilhosa metáfora! Na verdade, há dois modos de contemplar a vida: a dos jovens e a dos idosos.

Sartre, referindo-se a seu amigo Paul Nizan, disse: “Pensávamos que o mundo era novo, porque nós éramos novos no mundo.”

Para eles, tudo era novidade: os reclames luminosos de Paris, a beleza e o encanto da Primavera…etc…etc… (“Jean Paul Sartre” por Alfredo Margarido).

Os novos, colocam os olhos no futuro, em sonhos vãos, em ilusões e vaidades, que raras vezes conseguem realizar; sempre na esperança de atingir o ideal, para o mundo e para si.

Os velhos, pelo contrário, são ponderados e refletidos. Olham para o presente, para a vida quotidiana; para coisas palpáveis; seus sonhos são reais, porque o futuro, para eles, é o presente.

Essa é a razão dos novos usarem lentes para verem ao longe; e os velhos, de olhos cansados, de muito viverem, olham o mundo com lentes de ver ao perto.

Ao visitar a “minha” livraria, topo, quase sempre, junto com obras que se encontram em voga, outras escritas por ilustres desconhecidos, a que o livreiro chama monos; mas quantas vezes excelentes, porque guardam, no seu seio, recheio precioso: sentenças, que nos fazem pensar e refletir, e não poucas vezes, meditar.
Título e Texto: Humberto Pinho da Silva

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-