terça-feira, 12 de maio de 2020

México teme que pandemia leve milhões de pessoas para a pobreza

Governo prevê que 9 milhões de pessoas devem pedir auxílio financeiro

Christine Murray

A crise econômica provocada pelo novo coronavírus poderia colocar 9 milhões de mexicanos na pobreza, de acordo com estudo do governo publicado nessa segunda-feira (11) pedindo auxílios como pensões e seguros, em um país que não oferece benefícios federais para desempregados.

O aumento das dificuldades pode atingir 70 milhões de mexicanos, ou 56% do país, que não ganharão o bastante para cobrir necessidades básicas, anunciou a Coneval, agência autônoma pública que mede a pobreza no país. Isso seria um aumento a partir dos 50% registrados em 2018.

Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters
A taxa de pobreza do México em geral, uma medida diferente que inclui renda e fatores como educação e acesso a alimentos, caiu na década anterior a 2018 para cerca de 42% da população, anunciou a agência.

Durante o período, o acesso à saúde e à qualidade da moradia foram os fatores que mais evoluíram, segundo o relatório.

"A conclusão geral é de que a crise ameaça os avanços do México na área de desenvolvimento social e irá afetar desproporcionalmente os grupos vulneráveis", afirmou a agência.
Título e Texto: Christine Murray, Agência Reuters – Agência Brasil, 12-5-2020, 6h21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-