domingo, 7 de junho de 2020

O que são ‘fake news’?

Para o colunista de Oeste, a única coisa boa que poderia acontecer com o projeto de lei que trata desse assunto é cair no arquivo morto

Cristyan Costa


Está em discussão no Congresso Nacional o projeto de lei das fake news. Em síntese, a medida proíbe os brasileiros de mentirem nas comunicações que fazem na internet.

“Nunca se viu nada parecido neste país, em seus 520 anos de história oficial: políticos querendo que se diga a verdade”, observa o colunista de Oeste, J.R. Guzzo, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com ele, só é possível proibir legalmente alguma coisa se a lei diz, com 100% de clareza, o que é essa coisa. Por exemplo: todos sabem o que é um homicídio. “Mas o que são fake news?”, indaga o jornalista.

Guzzo recorda que, em 2018, vários veículos de comunicação informaram que Jair Bolsonaro perderia contra qualquer candidato no segundo turno. Portanto, seria isso notícia falsa? Com certeza é notícia errada.

A lei poderia separar a falsidade do erro?

“Aparentemente, o que distingue uma coisa de outra é a intenção de quem publica a notícia. Mas como seria possível a Justiça descobrir qual é a intenção de alguém num caso desses?”, interpela Guzzo.

O colunista argumenta que, nas redes sociais ou em qualquer meio de comunicação, o juiz tem de ser o público.

“É justo proibir o uso de robôs, identidades falsas e outras patifarias eletrônicas. Mas para que todo o resto? A única coisa boa que poderia acontecer com a lei das fake news é cair no arquivo morto”.
Título e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 7-6-2020, 17h30

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-