terça-feira, 17 de novembro de 2020

Bolsonaro defende reformar organismos internacionais

Medida abrangeria OMS, OMC e o Conselho de Segurança da ONU 

Cristyan Costa 

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta terça-feira, 17, mudanças em organismos internacionais de modo a “democratizar a governança internacional”. Durante fala na cúpula do Brics, ele cobrou reformas na Organização Mundial da Saúde (OMS), na Organização Mundial do Comércio (OMC) e no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Foto: Marcos Corrêa/PR

“Para termos uma comunidade internacional verdadeiramente integrada e ativa, precisamos reformar as entidades internacionais, a exemplo da OMS e da OMC”, defendeu Bolsonaro, ao mencionar que mudanças na OMC serão fundamentais para a retomada do crescimento econômico global. 

“É necessário prestigiar propostas de redução dos subsídios para bens agrícolas com a mesma ênfase que alguns países buscam promover o comércio de bens industriais”, declarou. 

Entre outros pontos, Bolsonaro fez um apelo e cobrou que o Brics atue de forma coordenada para que Brasil, Índia e África do Sul tenham assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU. “Assim como o Brics alcança consensos e manifesta opiniões comuns em diversos temas, também é preciso que o Brics se coordene para atuar as legítimas aspirações de Brasil, Índia e África do Sul a assentos permanentes no conselho de segurança”, disse Bolsonaro. O conselho é composto de 15 países, sendo cinco permanentes e dez assentos rotativos. Os membros constantes são: Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido. Desses, China e Rússia integram os Brics. 

Bolsonaro também aproveitou para tecer críticas à atuação da OMS em relação ao vírus chinês. “Com todo o respeito, o que menos tem de ciência é a nossa OMS”, concluiu. 

Título e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 17-11-2020, 9h40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-