terça-feira, 12 de julho de 2022

[Livros & Leituras] A mentalidade muçulmana

Robert R. Reilly trabalhou na seção de Segurança Internacional para o Oriente Médio da Secretaria de Defesa dos EUA, além de ter entrevistado diversos estudantes muçulmanos quando lecionou na National Defense University. Com base nessas experiências e em uma ampla variedade de fontes literárias o autor explora, em A Mentalidade Muçulmana, as origens históricas e filosóficas da atual crise islâmica.

O relato de Reilly sobre as raízes dos problemas atuais que envolvem os muçulmanos no Oriente Médio – e as ameaças que representam para o Ocidente – abrangem um relato desde o período da sociedade anárquica na época de Maomé (570-632) até os nossos dias, com a erupção do islamismo como uma ideologia totalitária muçulmana. Ao discutir o modo como uma espécie de suicídio intelectual criou a moderna crise islâmica, o ponto central do livro é demonstrar a relação de causa e efeito entre ideias antigas e a situação atual.

O livro A Mentalidade Muçulmana é um relato substancial, devido às profundas análises históricas e filosóficas da natureza do islã. A escrita de Robert R. Reilly é clara e bem organizada. A sondagem das profundezas intelectuais de um dos maiores problemas do mundo contemporâneo é fascinante. Burgess Laughlin - The Objective Standards


⭐⭐⭐⭐⭐ Um livro urgente!

Eu havia comprado este livro há algum tempo e estava esperando a oportunidade de começar. A volta do Talibã ao Afeganistão mês passado (agosto/2021) fez com que eu pausasse a última leitura e devorasse este “A Mentalidade Muçulmana” em uma semana. Robert R. Reilly, o autor, não é profético, mas ao virar a última triste página constatamos que o livro acerta em cheio em suas previsões, infelizmente.

E, para corroborar estas previsões, cada página do livro tem ao menos uma fonte, muçulmana ou não, tanto daqueles que estudam o Islã como daqueles que querem a Jihad. Na primeira parte da obra, o autor se debruça sobre os primórdios do Islã quando, após o surgimento de Maomé, os Asharitas (Voluntarismo) vencem os Mutazalitas (Razão), por isso as consequências terríveis até os dias de hoje. Principalmente nos dias de hoje. Você compreende do porquê do “Triunfo da Vontade” dos islamistas sobre o conceito de racionalidade e do pensamento crítico, conceito este que imperava na idade de ouro do Islã com Al-Mámum nos anos 800 da era cristã, e também saberá por que a contribuição científica dos séculos IX ao XIII não continuou. Pelo contrário, infelizmente estagnou.

Por falar em “Triunfo da Vontade”, ou a Vontade de Poder de Nietzsche, você ficará pasmo ao saber dos paralelos entre as ideologias nazista e comunista com o fundamentalismo islâmico. Frisemos: fundamentalismo islâmico! Aliás, o autor deixa muito bem claro as diferenças gritantes dentro do sistema religioso muçulmano, e como aqueles que acreditam na racionalidade ficaram reféns, literalmente, da doutrina hambalista. Leia e se espante!

Muito bom também os estudos que o autor faz, com dezenas de fontes, como frisei, dos problemas sociais e humanitários nos países muçulmanos. 24, de pelo menos 44 destes países, não utilizam as leis do Islã, mas o cerco está se apertando...

Enfim, uma obra urgente, afinal, com as tropas americanas saindo do Afeganistão (cortesia de Mr Biden), o Talibã voltou de onde tinha parado.

Este livro faz você entender como, quais os motivos e, principalmente, os desdobramentos que podem acontecer não só no Oriente Médio, mas na Civilização Ocidental inteira.

Texto: Sérgio, Amazon, 5-9-2021


A mentalidade muçulmana, de Robert R. Reilly, está entre aqueles poucos livros corajosos sobre o islã.
Joshua Gilder, National Review

Eu recomendo veementemente A mentalidade muçulmana, de Robert R. Reilly, para quem deseja entender profundamente as diferentes maneiras de pensar no Islã e o fenômeno do islamismo radical.
Tawfik Hamid, Presidente do Estudo sobre o Radicalismo Islâmico no Instituto Potomac de Estudos Políticos

A mentalidade muçulmana oferece a chave para compreender e talvez derrotar a guerra em curso contra o Ocidente.
Mathew Kenefick, American Spectator

Em A mentalidade muçulmana, Robert Reilly ajuda a explicar a visão de mundo muçulmana, documentando minuciosamente as raízes históricas e doutrinárias por trás dela; ignorando de maneira refrescante a questão excessivamente dramatizada de ‘o que deu errado’, ele explica o mais urgente ‘por que deu errado’.
Raymond Ibrahim, Middle East Forum

Soberbo e estimulante… O livro A mentalidade muçulmana, de Robert Reilly, ganhou um lugar perto do topo da minúscula biblioteca de livros que considero indispensáveis. Como eu vivi tantos anos sem isso?
Joseph Sobran, Sunnyside Sun

Anteriores: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-