sábado, 8 de outubro de 2022

[Pernoitar, comer e beber fora] Restaurante Rio Minho celebra 138 anos com muito sucesso e casa cheia todos os dias

Funcionando desde 1884 no mesmo sobradão histórico da Rua do Ouvidor número 10, esquina com o (atual) boulevard Olímpico, o Rio Minho é sinônimo de tradicional e alta gastronomia na região do Centro da Cidade

Um dos mais tradicionais restaurantes do Rio de Janeiro, o Rio Minho, que fica no coração do centro da cidade do Rio de Janeiro, comemorou 138 anos nesta quarta-feira, 5/10. E os motivos para festas não poderiam ser melhores. Desde quando foi reaberto após a fase mais aguda da pandemia causada pela Covid-19, o estabelecimento vive lotado. Todos os dias. 


Funcionando desde 1884 no mesmo sobradão histórico da Rua do Ouvidor número 10, esquina com o (atual) boulevard Olímpico, o Rio Minho é sinônimo de tradicional e alta gastronomia na região do Centro da Cidade, que, começa, aos poucos, a renascer. Em julho deste ano foi reaberto seu salão principal. Agora em setembro o seu concorrido mezanino voltou a funcionar, sob os auspícios do Barão do Rio Branco, cliente cujo imenso retrato orna o salão até os dias de hoje.

Uma das grandes atrações gastronômicas da casa é o bolinho de bacalhau, considerado o melhor do Brasil pelo presidente do DIÁRIO DO RIO, Cláudio André Castro. A cozinha é chefiada há anos pelo veterano Ramon Isaac, da quarta geração de proprietários da casa que funciona há mais de um século em imóvel da Imperial Irmandade da Santa Cruz dos Militares, que já teve entre seus membros o Conde D’Eu. 


O polvo lá é outra iguaria espetacular. Tentáculos imensos, gordos, crocantes por fora e muito molinhos por dentro, grelhadinho com alho. Na verdade, tudo lá é muito bom. A casquinha de siri é hors concours. A de cavaquinha, que é uma versão mais nobre e deliciosa da de siri, mas feita com pedaços da cavaquinha e um creme delicioso, é outra maravilha. E nem vamos falar do caldinho saboroso da Sopa Leão Veloso. 

Não faltam motivos para celebrar o Rio Minho: da culinária ao serviço atencioso. Mas no dia do aniversário, não poderíamos esquecer. Parabéns e vida longa a este estabelecimento que só enriquece o Centro da cidade do Rio. Ele funciona para o almoço de segunda a sexta. A clientela anda pressionando pelo sábado, mas ”seu” Ramon ainda não cedeu.

Título, Imagens e Texto: Redação, Diário do Rio, 6-10-2022


Anteriores: 
Alfândega, Vila do Conde 
Hotel Aliados 
Pizza Hut 
Barra da Tijuca recebe a Semana Gastronômica de Lisboa 
Só Grelhados 
O Trilho – Bom pra quem gosta do Saara 
O Cabanense 
[Pernoitar, comer e beber fora] Júlia Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-