segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

[Sétima Arte] Sociedade dos Poetas Mortos



Neste filme dramático dirigido por Peter Weir em 1989, intitulado no original Dead Poets Society, a ação desenrola-se em finais da década de 50 num prestigiado e conservador colégio interno norte-americano, onde John Keating (Robin Williams) é contratado para lecionar a disciplina de Literatura Britânica. Entre os seus principais alunos, contam-se Todd Anderson (Ethan Hawke), um jovem extremamente tímido que vive obcecado pela ideia de ser tão bom como o seu irmão mais velho, que fora o melhor aluno da mesma instituição, e o seu colega de quarto Neil Perry (Robert Sean Leonard), extremamente popular e protegido pelo seu pai, um médico bem-sucedido.

Num colégio onde a tradição, ordem e rigor são os principais lemas, Keating utiliza métodos pedagógicos revolucionários e pouco ortodoxos, incentivando os seus alunos a rasgar páginas de livros e a utilizar como lema de vida o carpe diem, argumentando que a vida é curta e é necessário aproveitá-la ao máximo.

Desafiando o statu quo estabelecido, Keating provoca a fúria dos diretores do colégio e dos pais, mas torna-se venerado pelos seus alunos, que descobrem a alegria juvenil de viver, recusando-se a ser objeto da vontade dos seus pais.

Em homenagem ao professor, fundam o Clube dos Poetas Mortos, reunindo-se secretamente num bosque, onde travam conhecimento com obras de grandes mestres da literatura e privilegiam o desenvolvimento pessoal.

()
Infopédia

No IMDb: 8,1

Muito bom! Adorei!


Relacionados: 
Sociedade dos Poetas Mortos - Filme 1989 
Sociedade dos poetas mortos: resumo, análise e exercícios 
"O Clube dos Poetas Mortos" - Quando o conhecimento nos torna rebeldes

Anteriores: 
Os pequenos vestígios 
Licença para casar 

2 comentários:

  1. Faz falta que as pessoas se virem para o conhecimento. Ler grandes obras, refletir. Hoje em dia está tudo muito virado para as redes sociais. A cultura, a formação está a perder terreno. A importância deste melodrama está na mensagem que transmite.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-