quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ex-trabalhadores da Varig: boa sorte!

O Supremo Tribunal Federal julga hoje, quarta-feira, dia 08 de maio de 2013, o Recurso Extraordinário 571969.
Para entender a história, rapidamente:
A (antiga) Varig processou a União Federal em 1993 pedindo indenização por tarifas aéreas congeladas durante planos econômicos adotados pelo governo federal nas décadas de 1980 e 1990. A empresa foi vencendo em todas as instâncias.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região fixou, em 2002, em R$ 3 bilhões a indenização para a Varig - os valores corrigidos chegam ao dobro da quantia inicial. Em 2006, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou o direito da Varig, o que levou a União a recorrer ao Supremo.
Em 22 de novembro de 2007, a União, através da Advocacia-Geral da União interpôs um recurso. É esse que vai ser julgado daqui a pouco, esperemos!
Well, sendo o processo entre uma empresa e o Executivo por que os ex-trabalhadores da Empresa estão com a adrenalina a mil?
É o seguinte: nas negociações e renegociações (21) entre a Varig, devedora, e o credor Instituto AERUS de Seguridade Social (Mas afinal, que negócio é esse aí de Aerus?), a Varig deu como garantia real ao Aerus, a (provável) indenização que receberia da União, ao Instituto Aerus. Muito provavelmente você nunca viu uma coisa dessas! Nem eu! Um devedor dar como garantia de uma dívida o “resultado de uma ação judicial” (!?). Pois é… prosseguindo:
Então, como o leitor já percebeu, os ex-trabalhadores da Varig e os aposentados e pensionistas do Aerus esperam ansiosamente por este julgamento e torcem furiosamente pelo seu desfecho favorável. Pois assim, a indenização devida pela união, no todo ou em parte, colmatará os fundos do Aerus necessários para a sua regularização. Isto é, os participantes que estavam na ativa quando da intervenção no Fundo terão as suas poupanças resgatadas. E os já assistidos, recuperarão os seus benefícios mensais.
É evidente que todos sabemos que no caso de vitória os valores não cairão nas contas correntes no próximo mês. Talvez leve anos.
Lembrando o que diz a Petição dirigida ao presidente do Supremo Tribunal Federal, “ministro Joaquim Barbosa: ex-trabalhadores da Varig dependem do julgamento do RE 571969!
A DECISÃO de Vossas Excelências, Ministros do Supremo Tribunal Federal, se FAVORÁVEL, nos inundará de Esperança. E alinhar-nos-emos a Vossas Excelências, com força e determinação, na luta pela execução da sentença.
Se não, paciência!, é preferível o desapontamento à espera que dizima.
É isso aí! Se vitoriosos, ajudaremos os ministros do STF e outras personalidades que nos apoiam (de verdade) na luta pela execução da sentença: receber o que poupamos.
Por tudo isto, mal explicado, talvez, a adrenalina está a mil e a tensão arterial… Ih! Melhor nem lembrar!
Boa sorte!

A TV Justiça pode ser sintonizada por antena parabólica e através das seguintes operadoras:
Em todo o Brasil
DHT: canal 6
Embratel: canal 120
GVT: canal 232
Oi: canal 21
SKY: canal 117
Star Sat: canal 27
Telefônica: canal 691

Clique aqui para saber quais os canais que disponibilizam a TV Justiça na sua região.

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-