terça-feira, 14 de maio de 2013

"Há dois povos que admiro acima de todos: os judeus e os anglos-saxões"


Prezado Otacílio,
Qualquer tipo de radicalismo impede o diálogo e o entendimento, sejam de ordem religiosa, política, social, econômica e étnica.
Pois na razão direta que não aceito os atentados terroristas que ceifam a vida de inocentes, discordo e repudio veementemente a forma como os israelenses tratam os palestinos.
Não vejo diferença ser a Palestina a reprodução do Gueto de Varsóvia ou a imitação de um campo de concentração nos moldes de Treblinka, Dachau, Bergen-Belsen...
Quanto à religião islâmica, ela é igual às demais criadas pelo homem, portanto, possui defeitos e virtudes, exatamente como o Cristianismo e Judaísmo, que possuem passagens na Bíblia e na História nada exemplares à paz entre os homens e ao enaltecimento da própria raça humana, ao contrário.
Justamente através de suas contradições, as religiões sempre foram empecilhos à criatividade, à liberdade absoluta, à espontaneidade, haja vista que essas demonstrações “ofendiam” a Deus, condenando-nos a estágios de estagnação mental e resignação que nos levaram a infindáveis guerras fratricidas, à incompreensão, à segregação, ao preconceito e ao ódio!
Os judeus ortodoxos não são diferentes dos árabes radicais, vamos e venhamos.
Ariel Sharon, Netanyahu, Mossad, se igualam ao Arafat e aos líderes da Hezbollah e Jihad Islâmica pela violência entre eles e que se alastra pelo mundo pelo caráter religioso e político, além do aspecto social e econômico.
Mais a mais, o Deus dessas três religiões é o mesmo. Os caminhos que elas determinam para cada fiel para se chegar a Ele é que são diferentes, conforme tradições, modos e costumes à época, sendo o Judaísmo o mais antigo, mas tendo em Abraão o Patriarca dos judeus, muçulmanos e cristãos.
Percebe-se, então, que o motivo que suplanta a religiosidade entre árabes e israelenses é territorial e, neste caso, o mais forte tem vencido o mais fraco sistematicamente, lógico.
Ora, diante dessa violência, a reação é de mais violência, em um círculo vicioso interminável que se alimenta exatamente desta violência cometida através de atentados e dos foguetes lançados pelos helicópteros da Israel contra o povo palestino e matando jovens, mulheres, crianças e idosos indiscriminadamente e em proporções infinitamente maiores, afora o modo de vida miserável que os árabes estão sendo obrigados a sobreviver com comida e água racionadas, erguimento do muro da vergonha e as suas terras sendo invadidas por assentamentos judeus!
Não bastasse tal afronta, Israel conta com o beneplácito dos americanos e de seu apoio incondicional, impedindo que as condenações prolatadas pela ONU contra esta forma como os judeus têm administrado esta questão com os palestinos seja efetivada, pois Israel tem cometido crimes de guerra permanentemente e injustificados.
Assim, não vejo como criticar os árabes, mas constato a tendência de o mundo ocidental não se importar HUMANAMENTE com este povo que sofre e é açoitado diariamente pelo menosprezo e crueldade pelos seus dominadores, os israelenses, que aplaudo e me solidarizo com o movimento internacional que prega o boicote aos produtos judeus como forma de protesto pelo tratamento dispensado aos palestinos.
Eis a minha opinião a respeito, Otacílio, que tu não me pediste, e que eu achei por bem revelá-la por entender que seria de bom alvitre haver a contrapartida, a controvérsia, tanto para servir como debate quanto à existência de opiniões diferentes, algo benéfico para esclarecimentos e ratificações de posições ou, até mesmo, para retificá-las.
Um abraço, meu caro,
C…


Caro C…
Você está completamente enganado a respeito dos judeus e de Israel. E está enganado sobretudo a respeito do islamismo.
Comparar a Palestina ao Gueto de Varsóvia, me desculpe, é estupidez e falta total de conhecimento da história. Comparar os líderes de Israel a terroristas como Arafat e aos líderes do Hezbollah, é ignorância total da realidade dos fatos.  
Você é um tolo que acredita em um deus, eu não, eu acredito numa realidade nua e crua de um planeta habitado por seres humanos que se diferem por vários aspectos: origens, culturas, gênese e, sobretudo, tradições milenares que dão a um povo condições ímpares de progresso material e moral. Os judeus têm tudo isto que você prefere não reconhecer, mas acreditar no livro mais mentiroso da história da humanidade, a bíblia sagrada.  
Você não sabe, por exemplo, que os judeus ortodoxos são hoje uma minoria entre a comunidade judaica e que não têm nenhum poder dentro de Israel. Você não sabe por exemplo que Israel é o maior empregador de palestinos, apesar do terrorismo palestino.  
Você não sabe que Israel hoje é o maior centro de produção tecnológica do mundo nas áreas das ciências de defesa da vida, como a medicina.  
Você não sabe nada sobre os judeus e Israel, e muito menos sobre os palestinos, um povo que nem os próprios árabes suportam, porque se suportassem os ajudavam em sua luta terrorista.  
Veja uma coisa: você já viu algum país árabe defendendo na ONU a criação de um estado palestino?
Se já viu, me informe, porque eu nunca vi. E até hoje, na guerra entre judeus e palestinos, nenhum país árabe se moveu para ajudar os palestinos.  
Veja este vídeo até o fim e procure entender melhor a realidade.  


Desculpe, sou franco assim.
Otacílio Guimarães, 13-05-2013

Otacílio,
Fantástica resposta!
Amanhã estará na galáxia!
Grande abraço./-
Jim

Jim, é por isto que muitos me julgam grosseiro. Eu não tenho culpa da ignorância alheia. Sabe, eu já li e estudei mais de mil livros de história, sou fassinado pela história da humanidade, pois faço parte dela. E aprendi a distinguir o joio do trigo quando se trata de povos.  
Acho que a ignorância não é condição social, mas acima de tudo má vontade em aprender. Quando eu era criança, não tinha condições financeiras para comprar livros. Então, me tonei amigo de um garoto meu colega de escola cujo pai tinha a melhor biblioteca da cidade e a única livraria existente em Jacobina. Assim, eu li os clássicos da literatura brasileira e mundial, de Machado de Assis, Joaquim Manoel de Macêdo a Júlio Ribeiro, depois indo a Stendhal, Júlio Verne, Honoré de Balzac, Charles Dickens (sua monumental obra David Cooperfield não me sai da cabeça), Tolstoi, Dostoiewsky e tantos outros. Difícil reunir todos num recando da memória já falha. E li muito sobre a história dos judeus, inúmeros autores isentos de diversas nacionalidades, inclusive árabe.  
Por isto, conheço a história dos judeus desde seus primórdios. Lhe digo: há dois povos que admiro acima de todos: os judeus e os anglos-saxões.  
De nossas orígens ibéricas, tenho pena.  
Obrigado por sua manifestação.
Otacílio Guimarães, 14-05-2013

2 comentários:


  1. BEM, DENTRO DA MINHA IGNORÂNCIA E PEDINDO DESCULPAS POR ELA. NÃO POSSO DAR MINHA OPINIÃO POIS O SENHOR JÁ DISSE QUE A BÍBLIA É O MAIS MENTIROSO DA HISTORIA.SE FOSSE UMA PESSOA LIGADA NO ESPIRITUAL, ATÉ PODERIA TROCAR IDEIAS, MAS COM INTELECTUAIS NÃO TENHO ARGUMENTO.
    LINDAS OBRAS ESCRITAS POR MEROS HOMENS, SÃO FICÇÕES.
    QUEM SABE SE APROFUNDANDO NA HISTORIA DE JACÓ, SARA A DESOBEDIENTE, AGAR E ISMAEL?

    ABRAÇOS E FIQUE NA PAZ DE DEUS.
    CONHEÇO OS CABEÇAS DURAS DOS JUDEUS POIS MEU GENRO É JUDEU RUSSO
    E QUANDO FALO QUE JESUS DISSE NA CRUZ; NÃO CHOREIS POR MIM, MAS PELOS FILHOS DE SEUS FILHOS. GERAÇÕES VINDOURAS, DEPOIS DE CRISTO, NÃO HOUVE MAIS HOLOCAUSTOS COM ANIMAIS PELA EXPIAÇÃO DOS PECADOS, COMO NOS ANTIGOS TABERNÁCULOS,POIS JESUS É O CORDEIRO DE DEUS E FOI IMOLADO PELO PERDÃO DE NOSSOS PECADOS. MESMO ASSIM OS JUDEUS NÃO TODOS, VIDE SÃO PAULO NÃO O ACEITARAM SÉCULOS SE PASSARAM VEIO ENTÃO O HOLOCAUSTO...EXISTE UM MUNDO QUE NÃO VEMOS; O ESPIRITUAL. DEPOIS QUE O AMIGO SE FOR, DEIXE NOS UMA MENSAGEM NUM CENTRO DE MESA, POIS SIMPATIZO COM A CODIFICAÇÃO ESPIRITA DE ALLAN KARDEC. JÁ LEU?
    OU PREFERE O ULISSES DE JAMES JOYCE...
    PARA TERMINAR: O SENHOR DEUS LEVOU 4 SECULOS PARA LIBERTAR O POVO JUDEU DO EGITO, AÍ ENTRA A ESNCARNAÇÃO A MEU VER E DE DIVERSAS RELIGIOES ORIENTAI. INDÚ BUDA, ETC ELES FORAM MUITO FELIZES NO EGITO GRAÇAS A SEU FILHO JOSÉ. E GERAÇOES SEGUINTES, DEPOIS SURGIU UM FARAÓ E ACABOU TRANSFORMANDO OS JUDEUS EM ESCRAVOS, ESTOU ESTUDANDO A BIBLIA E PESQUISANDO. QUANDO EU LIA, NAO ENTENDIA NADA.

    JANDA

    ResponderExcluir
  2. Não precisa gritar!!
    FPC

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-