domingo, 9 de janeiro de 2022

FC Porto isolado. Só depende dele

Um dia à Porto, com vitórias em todos os jogos, teve como momento mais alto uma remontada épica* no Estoril. Ao intervalo, o FC Porto perdia por 2-0 na Amoreira, ao minuto 84 ainda perdia por 2-1, mas em cima dos 90 já estava a vencer por 3-2. Envolvido nos três golos azuis e brancos, o regressado Luis Díaz marcou o segundo, esteve na origem do primeiro - de Taremi - e assistiu para o terceiro - de Francisco Conceição.

[*Se acha o adjetivo exagerado, recorde que esta foi apenas a segunda vez na história que o FC Porto acabou por vencer um jogo fora de casa em que perdia por 2-0 ao intervalo. A primeira aconteceu em 1976, no Estádio da Luz.]

Estes três pontos foram especiais por diversos motivos, desde logo porque significaram que a equipa se isolou na liderança do campeonato, com três pontos de vantagem sobre o Sporting, e terminou invicta a primeira volta da liga. Mas também porque se tratou de uma vitória alcançada em circunstâncias difíceis, frente a um Estoril que é forte e que já roubou pontos a um candidato ao título, e com um FC Porto bem mais desfalcado do que o adversário - um facto que nem o circo alimentado pela imprensa de Lisboa na última semana poderá iludir.

A “persistência” e o “acreditar” estiveram entre os fatores-chave deste triunfo, afirmou Sérgio Conceição, que destacou que o resultado foi “justo” e obtido frente a “uma equipa muito bem trabalhada”. O treinador reconheceu que o Estoril merecia a vantagem ao intervalo e elogiou a prestação do grupo que dirige no segundo tempo: “Fomos a equipa que normalmente somos e chegámos naturalmente aos golos”.

Na mesma linha, Francisco Conceição afirmou que o FC Porto mostrou “toda a qualidade” que tem na segunda parte, depois de ter corrigido o que havia para corrigir ao intervalo. O extremo assegurou que a liderança isolada do campeonato não muda nada na forma de o plantel encarar os encontros que tem pela frente: “Vamos lutar sempre pelos três pontos em todos os jogos”.

O próximo jogo, contudo, não é para lutar por pontos, mas pela qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal. O confronto dos “quartos” está agendado para quarta-feira, a partir das 20h45, em Vizela.

Texto: Dragões Diário, 9-1-2022

Relacionado:
Em jogo épico FC Porto assume a liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-