sábado, 29 de janeiro de 2022

Alemanha: uma bela coleta de “lixo” extra em janeiro

Jorge Saidl

Em todos os meses de janeiro, as prefeituras têm um serviço a mais na Alemanha.

Trata-se de recolher as cerca de 30 milhões de árvores de Natal que decoraram os lares do país.

O grande volume de material demanda um trabalho extra que é organizado de acordo com um regulamento e seguindo uma agenda de recolhimento feito por caminhões que percorrem os bairros exclusivamente com esta finalidade.

Enquanto o lixo comum é normalmente jogado em containers fechados, os pinheirinhos natalinos de diferentes tamanhos são deixados à parte nas calçadas, isolados ou empilhados.

Embora o recolhimento seja feito de acordo com critérios práticos, as Weihnachtsbäume acabam não sendo tratadas como lixo comum e tendo um fim mais digno, como merecem.

À margem das ruas à espera de seu fim, são apenas ramagens verdes, porém falam de modo mudo da sua muito breve, mas encantadora história. Logo não mais existirão, mas seu belo papel estará cumprido e nos corações restarão as lembranças dos suaves dias em que estiveram belamente adornadas, luminosas e cintilantes, muitas vezes ao lado de um belo presépio.

Título e Texto: Jorge Saidl, ABIM, 27-1-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-