quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

4 mil mortes sob investigação: é pouco?

Rodrigo Constantino

Durante entrevista ao jornal Jovem Pan desta segunda, perguntei ao ministro Queiroga quem se responsabilizava do ponto de vista legal por eventuais efeitos colaterais graves das vacinas. O ministro foi claro em afirmar que não são os laboratórios, que exigiram isenção de responsabilidade, e deixou claro que é o próprio estado quem deve arcar com eventuais problemas.

Em seguida, minha colega Cris Graeml, também aqui da Gazeta, quis saber quem responde pelas declarações de efeitos adversos ou mesmo óbitos causados pelas vacinas no sistema da Anvisa, já que muita gente tem reclamado de relatar problemas que são ignorados. O ministro jogou, então, uma bomba: já são 4 mil óbitos associados às vacinas!

Fiquei espantado com o número, assim como a Cris. "Temos na Secretaria de Vigilância em Saúde registrado 1,7 óbito por cada 100 mil doses aplicadas. Isso perfaz cerca 4.000 óbitos onde há comprovação de relação causal com a aplicação da vacina", disse o ministro. Levei a questão às redes sociais, e muita gente ficou chocada com a quantidade.

Agindo rápido como agência de marketing dos laboratórios, a Folha de SP resolveu "checar" a informação, e concluiu se tratar de erro do ministro. Afinal, são mortes em investigação. Ufa! Assunto encerrado, ninguém mais precisa fazer perguntas incômodas, vacinas são seguras e vida que segue. Próxima pauta? Ou não é bem assim?

Claro que o critério de autodeclaração é bastante impreciso e, de fato, é necessário investigar cada óbito. Mas atenção: quatro mil pessoas relataram a desconfiança de que parentes seus faleceram após as vacinas e associam uma coisa à outra, ou seja, enxergam elo causal. Não é pouca gente! Aliás, é muita gente!!!

Qual a postura correta de qualquer jornalista? Ora, é exigir justamente uma investigação célere desses casos. Mas não é esse o intuito da imensa maioria dos veículos de comunicação, que mais parecem assessoria de imprensa da Big Pharma. Para essa turma, questionar os riscos já é um perigo! Devemos repetir como dogmas que as vacinas são seguras.

O caso da Arlete Graff chama a atenção pois se trata de uma mãe que foi até os últimos esforços para conseguir provar, por conta própria, que seu filho Bruno, um jovem saudável de 28 anos, morreu por causa da vacina. Quantos Brunos há por aí sem que seus pais tenham tido a determinação ou as condições de promover investigação tão minuciosa por conta própria?

Na verdade, movimentos políticos, que querem monopolizar a fala em nome da ciência, têm feito esse tipo de propaganda, para impor uma narrativa absurda:

A comparação é bizarra e desonesta, tenta pintar todo aquele que desconfia dessas vacinas produzidas às pressas, e cujos fabricantes exigem se eximir de qualquer responsabilidade por eventuais efeitos adversos, como um "negacionista antivacina". Chega a ser patético!

Após analisar o trade-off, é perfeitamente possível concluir a favor das vacinas para o Covid, claro. Mas ocultar mortes, ou não demonstrar sequer a curiosidade de investigá-las, como a mídia tem feito, isso é absurdo, anticientífico e nada humanista. Muita gente parece mesmo lobista da Big Pharma!

Título e Texto: Rodrigo Constantino, Gazeta do Povo, 18-1-2022, 11h44

Relacionados: 
Certificado Digital: os “conspiracionistas” tinham razão 
Não sou ‘despachante da Anvisa’, afirma Queiroga 
Covid para sempre 
Pfizer remove vídeo em que CEO afirma que vacina tem proteção ‘limitada’ 
Alemanha bate recorde com mais de 80 mil casos diários de covid-19 
Centenas de voos são cancelados em meio a avanço de covid-19 e gripe 
Covid-19: proibido no Brasil, autoteste é usado em outros países 
A AstraZeneca não deu apoio algum, diz mãe de Bruno Graf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-