sábado, 26 de março de 2022

Gol retira voos do Galeão e é criticada pelo presidente da Alerj

A decisão da companhia enfraquece não somente o Galeão, como também prejudica a já combalida economia do Estado do Rio

Patricia Lima


A decisão da companhia área Gol de transferir parte dos seus voos do RIOgaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) para o Aeroporto Santos Dumont deixou autoridades do Rio de Janeiro indignadas. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)André Ceciliano, criticou de forma incisiva a decisão da Gol. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foram duramente criticados por Ciciliano, que acredita que pouco esforço foi empenhado por ambas as partes para o fortalecimento dos aeroportos do Rio de Janeiro, especialmente do Riogaleão como um hub internacional.

Em declaração ao jornal on-line DIÁRIO DO PORTO, presidente da Alerj ressaltou que a decisão da Gol não somente prejudica o Galeão, como também prejudica de forma incontestável a já combalida economia do estado do Rio de Janeiro.

“A decisão da Gol de transferir voos do Galeão para o Santos Dumont é mais um golpe de morte no terminal internacional e uma derrota para a economia do Rio de Janeiro. A decisão da empresa, mesmo depois de aderir ao benefício da redução do ICMS do querosene de aviação aprovado pela Alerj, contribui fortemente para inviabilizar o Galeão”.

Para Ceciliano, a transferência dos voos do Galeão para o Santos Dumont são uma manifestação de “má vontade com o Rio. Uma perversidade do ministro Tarcísio, por meio da Anac, que está omissa na coordenação dos aeroportos”, disse o deputado ao jornal.

André Ceciliano lembrou toda a mobilização feita pela Alerj para que o ministro Tarcísio Freitas adiasse para o próximo ano a privatização do aeroporto Santos Dumont, uma vez que o processo de licitação original previa uma concentração ainda maior de voos no Santos Dumont em detrimento do Galeão.

Outra autoridade contrária à decisão da Gol é o senador Carlos Portinho (PL), que liderou o movimento contra o modelo de privatizações encabeçado pelo ministro da Infraestrutura. Portinho também manifestou surpresa diante da decisão de empresa, que conseguiu a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de aviação para aumentar o o número de voos no Galeão. “É lamentável e no fundo tudo é consequência do erro na modelagem da futura concessão do Santos Dumont. Mas também há erro e inércia da atual concessionária do Galeão, que mostrou inércia e incapacidade em atrair e manter voos para seu aeroporto”, disse Portinho.

A RIOGaleão, por meio de nota, defendeu sua atuação diante do contexto de crise dos aeroportos do Rio.

“O RIOgaleão esclarece que trabalha ativamente para atrair cada vez mais novas rotas para o Rio de Janeiro, tendo recebido premiações internacionais por sua atividade de Aviation Marketing. Em quase oito anos de atuação, o aeroporto carioca já contribuiu para a atração de 12 companhias aéreas, sendo três empresas low costs internacionais inéditas no Brasil. Até o momento, a concessionária já disponibilizou cerca de R$ 200 milhões em incentivos e apoio para as ações de marketing a fim de contribuir para a retomada do turismo no país. O RIOgaleão reforça ainda que continuará empenhado em prol do desenvolvimento comercial do aeroporto.”

A Gol que, apesar de ter sido beneficiada pela redução do ICMS do querosene de aviação, tomou a drástica decisão da transferência dos voos, não explicou os motivos da medida. A empresa frisou apenas ao veículo que “é a companhia com maior presença no Rio, a única com voos diretos para todas as regiões do Brasil, além de destinos no exterior. No 1º trimestre de 2022, 55% da oferta na Cidade Maravilhosa é provida pela GOL, que tem um papel fundamental na indústria do turismo e de negócios que movimentam a economia do município e do Estado”.

No planejamento do Gol constam transferências de voos de cidades importantes, como Belo Horizonte (MG)Campinas (SP)Curitiba (PR)Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC)Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR), do Galeão para o Santos Dumont. Com tais mudanças, a companhia área inviabiliza os planos de o Galeão ser um hub aéreo internacional.

Em janeiro, a Gol foi a primeira companha aérea no Brasil a ser beneficiada pela redução do ICMS do querosene de aviação para as companhias que operam no Galeão. Um Decreto Estadual que entrou em vigor, em 02/09 de 2021 reduziu a alíquota do tributo do combustível, de 13% para 7%.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 25-03-2022

Um comentário:

  1. E, óbvio, o petista da Alerj culpa o ministro de Infraestrutura. Não conseguiu nominar o presidente Jair Bolsonaro. A vontade ficou no útero.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-