sexta-feira, 25 de março de 2022

Exército encaminha ao TSE propostas para aperfeiçoar urnas eletrônicas

Documento foi elaborado pelo Comando de Defesa Cibernética

Cristyan Costa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu um conjunto de propostas com sugestões para aperfeiçoar as urnas eletrônicas. Os papeis foram enviados na quinta-feira 24, noticiou a revista Crusoé. Oeste confirmou a informação.

Militares realizam a primeira etapa do Simulado de Testes Nacional de Urnas Eletrônicas para as eleições de 2016. Foto: Divulgação/14ª Brigada de Infantaria Motorizada

A elaboração do documento ficou sob os cuidados da equipe do general Heber Garcia Portella, líder do Comando de Defesa Cibernética do Exército. A unidade é composta de 70 auditores militares especialistas em tecnologia da informação. Portella faz parte da Comissão de Transparência das Eleições.

Em fevereiro deste ano, o TSE respondeu a 80 interpelações feitas pelo Exército em um documento de 700 páginas. Com base na papelada, o Exército decidiu fazer as sugestões ao TSE. A lista, porém, é secreta, comunicou a Corte.

Um dos criadores das urnas eletrônicas recomenda contratar auditorias externas independentes e certificação técnica

Carlos Rocha, um dos desenvolvedores das urnas eletrônicas, afirma que os atuais protocolos de segurança do TSE são insuficientes para garantir a inviolabilidade das máquinas. “A auditoria independente tem a finalidade de atestar a adequação de eventos, processos e sistemas, para dar características de confiabilidade, segurança e assertividade, utilizando-se de procedimentos e instrumentos técnicos necessários e previamente aprovados”, disse.

Conforme o especialista, a Corte Eleitoral tem de contratar auditores externos e independentes. “As atividades e metodologias listadas pelo TSE, para teste público de segurança, teste de integridade, lacração dos sistemas, inspeção dos códigos-fonte, geração das mídias, votação paralela, entre outros, não são reconhecidas como auditorias independentes, pelo conhecimento consolidado de segurança da informação”, constatou o especialista.

“Além das auditorias, é essencial realizar a certificação técnica dos equipamentos e programas do sistema eletrônico de votação, em laboratórios independentes do TSE, que emitirão um certificado para garantir que o sistema atenda às regulamentações brasileiras”, afirmou.

Título e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 25-3-2022, 18h03

Um comentário:

  1. Vão disfarçar as urnas com as fardas das forças desarmadas.
    Carina Bratt
    Ca
    de São Paulo, Capital

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-