terça-feira, 22 de março de 2022

[Estórias da Aviação] Um New York, um idiota e o fusca verde

José Manuel

11 de março de 1990, um domingo, eu e a Irene pernoitando em Nova Iorque, como sempre uma bela jornada, um frio de 11°C suportável, um belo dia para se estar na Big Apple, sem nada muito significativo, exceto algum passeio, um teatro ou um jantar diferente.

Segunda, 12, como de hábito, o nosso retorno previsto com chegada à nossa casa na manhã de 13, uma terça-feira como tantas outras, a única diferença era a expectativa que o país vivia em torno da posse do novo presidente, Fernando Collor de Mello naquela mesma semana, ou 15, quinta-feira.

Aquele nome com LLLLs quadruplicados no sobrenome, punhos cerrados, olhar esbugalhado e pupilas dilatadas, não me agradava desde 1985, quando fomos, eu e Irene, passar férias em Miami e no retorno, esticamos até Maceió para conhecer melhor os prazeres do nordeste.

Nossa estadia em Maceió foi ótima em tudo, por tudo excetuando a campanha política para governador, desse sujeito altamente demagogo, enrolador de um eleitorado pobre, num Estado paupérrimo.

Já à época fiquei revoltado com o volume e a qualidade visual da campanha milionária desse político coronel terceiro mundista.

Mas eu estava de férias com aquela que seria minha companheira por toda a vida e não seria um idiota que iria estragar nossos prazeres simples, mas amados.

Em 1990, já de antemão sabia o que iria acontecer com o nosso país nas mãos de um celerado da vez como aquele, mas uma gota num oceano, não faz diferença alguma e era tocar a vida da melhor maneira possível.

Eu estava certo e ele correspondeu exatamente ao que pressentia.

Voltando ao Nova Iorque, na subida do voo durante o meu plantão folheando o caderno econômico de algum jornal, meu alarme interno disparou, ao ler que rumores diziam de um novo plano econômico extremo, logo após a posse.

A mim não era nenhuma novidade, a não ser as poupanças que tínhamos na Caixa Econômica e que serviam de lastro à construção da nossa casa.

Isso significava que teria pouquíssimo tempo para resolver o que faria, entre a nossa chegada e a posse do possuído.

Depois de conversarmos naquele mesmo domingo novaiorquino, resolvemos que no mesmo dia da nossa chegada, na terça 13, iríamos à Caixa resgatar as nossas economias, sem a menor culpa.

E assim fizemos, cansados, mas felizes pois pressentimos a tempo. E aí o que fazer com o dinheiro? Colocar em outro banco nem pensar.  Então separamos algum para a construção e compramos, máquina de lavar nova, máquina de costura, geladeiras novas e… um fusca verde ano 81/82 que sorriu para nós quando passamos pela agência.

Foi esse fusca que nos levou por mais de 15 anos ao mundo inteiro enquanto nos esperava de volta, fielmente no aeroporto.

Apenas uma vez, enquanto estávamos viajando e ele aqui na roubolandia, estacionado na infraero, como sempre, sofreu um atentado com arrombamento e roubo de alguns órgãos vitais. Então teve que voltar de reboque para a oficina e para sua casa.

Como não amar esse carrinho? Durante esses anos tivemos e vendemos alguns irmãozinhos dele, mas jamais passou por nossa cabeça nos desfazer do pequeno grande carro. Aí veio a tempestade do Aerus e ele teve que ficar estocado por 20 anos, mas sabia, tinha certeza de que um dia eu iria tratar dele.

O dia em que o liguei de novo explodiu em alegria, de primeira, como se dissesse que havia valido esperar tanto.  Agora estou resgatando suas feridas temporais, uma a uma e hoje fiz a primeira viagem longa com ele. Mais de cem quilômetros e fomos conversando como antigamente. Foi e voltou feliz comigo. Tomou seu primeiro banho geral hoje em tantos anos e está pronto para um banho de loja e ficar radiante como antes.

Mas, e o causador involuntário da nossa grande amizade?

Um dia depois da sua posse, possuído que estava pelo demônio, fez com que muitos perdessem tudo, muitos se suicidaram, muitos adoeceram e muitos desistiram de viver. Foi isso que ele fez sequestrando o dinheiro do povo.

E esse mesmo possuído, foi quem começou a destruição lenta da VARIG ao fazer o tal de "Open Skies“, traindo seu país e tudo de bom que aqui havia em termos de aviação, deixando que toda a espécie de abutres tomasse conta dos nossos céus.

Depois, não satisfeito, com seu aliado menos confiável ainda, dono de ônibus sem asas, mas que os dois achavam e queriam transformar em uma super empresa aérea, fizeram de tudo para asfixiar a Pioneira cortando até a terceira fonte de custeio do Aerus. E o pior é que conseguiram!

Perdeu a faixa, perdeu o cargo e hoje é um zumbi odiado andando por aí sem ninguém lhe dar a menor atenção.

E nós? Bem, nós não só lutamos, o que nos fortaleceu como homens, como vencemos a traição que ELLLLE nos quis impingir.

Agora, a União que o devia punir, está pagando caro pelos seus atos insanos.

E eu e o fusca verde estamos morrendo de rir desse idiota, e de felicidade por estarmos juntos e passeando outra vez.

Acredito que tudo na face da terra tem a sua própria “alma". Depende muito do olhar de cada um, sobre pessoas ou objetos.

Título e Texto: José Manuel – hoje ele sorriu de novo, na velha estrada conhecida. Parecia uma criança feliz correndo pela pista outra vez! 

Anteriores: 
As ervas da ira (parte III) – Gozador extrapolando limites 
As ervas da ira (parte II) – Quando o demônio se incorpora 
Eu, a Panair e o assombro das imagens 
A Pedra da Gávea e o voo de Miami 
As ervas da ira (parte I) – Um sonho quase desfeito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-