segunda-feira, 28 de março de 2022

Católico, você ainda é católico?

Arquidiocese de Curitiba se opõe à cassação de vereador petista que invadiu igreja

'Movimentação contra o racismo é legítima', informou documento

Cristyan Costa

A Arquidiocese de Curitiba se manifestou contra a cassação do vereador Renato Freitas (PT). Os religiosos enviaram o documento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 28.

O parlamentar invadiu a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em fevereiro deste ano. Durante o ato, fiéis foram chamados de racistas, fascistas e homofóbicos em virtude da morte do congolês Moïse Mugenyi.

“Sugerimos que se evitem motivações politizadas e, inclusive, não se adote a punição máxima contida no Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba”, informa trecho do documento da arquidiocese. Freitas responde a um procedimento ético-disciplinar na Câmara. A punição máxima é a perda de mandato.

Na defesa prévia, Freitas refutou as acusações de perturbação da prática de culto religioso, entrada não autorizada dos manifestantes e realização de ato político no interior da igreja. O parlamentar pediu o arquivamento do caso.

Ao sugerir para que não haja cassação de mandato, a Arquidiocese de Curitiba argumentou que “a luta contra o racismo é legitima, tem o respaldo da igreja”, todavia, o ato endossado pelo vereador, conforme a arquidiocese, teve excessos.

“A movimentação contra o racismo é legitima, fundamenta-se no Evangelho e sempre encontrará o respaldo da Igreja”, ressaltou o comunicado. “Percebe-se na militância do vereador o anseio por justiça em favor daqueles que historicamente sofrem discriminação em nosso país. A causa é nobre.”

Subtítulo e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 28-3-2022, 18h22

Um comentário:

  1. Eu era católico, mas o Papinha roubou a minha Fé na Igreja e em tudo o mais que ela representava na minha vida. Virei macumbeiro. A propósito: estou à cata de um banquinho de pai de santo. Em doação, pode mandar.
    "Centro Espírrita Pai D'égua de Lollapalooza". O melhor da música.Por aqui já passaram Carmem Miranda, Nelson Gonçalves, Jessé, Rio Negro e Só-Limões, Cauby Peixoto, Nara Leão, Manhoso, Roberta Miranda, Agnaldo Timóteo, Erasmo Carlos, Gino & Geno, Daniel, enfim, só musica de primeira linha. Nada barulhento, nada fora dos limites.
    Apesar da boa musica, um conselho: visitem Interlagos antes que acabe.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Interlagos, São Paulo Capital

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-