sexta-feira, 25 de março de 2022

Oeste completa dois anos de vida

Oeste nasceu em 27 de março de 2020, duas semanas depois que a Organização Mundial da Saúde conferiu status de pandemia à disseminação do vírus surgido na China. Com a covid-19 em seu ocaso, a revista celebra o segundo aniversário esbanjando saúde.

Nesse período, o maior desastre sanitário registrado desde a gripe espanhola, que entre 1918 e 1920 provocou cerca de 50 milhões de mortes numa época em que a população mundial estava abaixo de 2 bilhões de seres humanos, não foi o único obstáculo a superar. Os métodos de combate ao coronavírus incluíram, por exemplo, um até então impensável lockdown, que trancou em casa os habitantes das nações admiradas pelo culto à liberdade. O Supremo absolveu ladrões condenados em várias instâncias. Políticos e jornalistas se uniram na tentativa de derrubar um presidente democraticamente eleito. Fora o resto.

A vitória só foi possível porque Jairo Leal, ex-presidente do Grupo Abril, conseguiu reunir num mesmo time o que há de melhor na imprensa brasileira: a ironia fina de Guilherme Fiuza, a sagacidade de Rodrigo Constantino, a lucidez de Ana Paula Henkel, a vivacidade de Caio Coppolla, a curiosidade de Dagomir Marquezi e a combatividade de Augusto Nunes. E sobretudo o talento de J.R. Guzzo, dono do melhor texto do jornalismo brasileiro. Esse craque da imprensa conduziu a extraordinária trajetória da revista Veja, que a instalou no terceiro lugar entre as maiores do planeta, com mais de 1,2 milhão de exemplares. Ao lado deles, cresce a mais promissora equipe de repórteres e articulistas do país. É gente que desempenha com prazer a tarefa de mostrar os fatos como os fatos são e contar o caso como o caso foi.

Nesta semana, o site Poder360 publicou informações que revelam as dimensões da diáspora que ameaça edições impressas e digitais de todas as revistas brasileiras. O afastamento de leitores insatisfeitos resultou em quedas assustadoras. Uma delas alcançou 80%. Enquanto isso, Oeste segue desenhando uma animadora curva ascendente.

No segundo aniversário desta revista, o mundo continua apreensivo com o prosseguimento da guerra na Ucrânia, decorrente da invasão de tropas da Rússia. É o maior conflito envolvendo países europeus desde 1945. Seja qual for seu desfecho, a multidão de leitores de Oeste terá continuado a crescer.
Mais uma vez, obrigada pela confiança. 

Boa leitura. 

Branca Nunes, Diretora de Redação

ACESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-