terça-feira, 29 de março de 2022

Rússia decide reduzir ataques depois de Ucrânia propor neutralidade

Anúncio foi feito pelo vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin

Um acordo para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia pode estar próximo. Nesta terça-feira, 29, o vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, declarou que as tropas do país vão recuar e reduzir ataques a Kiev, capital da Ucrânia, e Chernihiv, ao norte.

Foto: Agência Tass

“No sentido de fortalecer a confiança mútua e criar condições necessárias para negociações futuras e alcançar o objetivo final de assinar um acordo, tomamos a decisão de reduzir radicalmente e por uma ampla margem as atividades militares nas direções de Kiev e Chernihiv”, disse Fomin.

O vice-ministro disse também que Moscou vai revelar mais detalhes da decisão e das negociações depois que a delegação russa retornar ao país.

O anúncio foi feito após o fim da mais recente nova rodada de negociações que Rússia e Ucrânia realizaram nesta manhã em Istambul, na Turquia, para tentar pôr fim aos ataques russos ao território ucraniano, que já duram mais de um mês.

Ucrânia pode adotar “neutralidade”

No encontro, a Ucrânia propôs adotar a neutralidade, segundo informaram membros da delegação na saída da reunião. O status neutro significa que o país não pode fazer parte de alianças militares, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte, nem hospedar bases militares em seu território. Em troca, Kiev pediu garantias de segurança, disseram negociadores ucranianos.

Os negociadores divulgarão ainda nesta terça-feira um documento comum com as conclusões do encontro. Reunidas em Istambul, na Turquia, as delegações dos dois países debateram nesta manhã os dois principais pontos impostos pelos ucranianos: garantias de segurança e a organização de um cessar-fogo por questões humanitárias.

Os negociadores foram recebidos pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que pediu o fim imediato da guerra.

Título e Texto: Redação, revista Oeste, 29-3-2022, 10h48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-