quarta-feira, 30 de março de 2022

Elon Musk critica Twitter e sinaliza a criação de nova rede social

'A liberdade de expressão é essencial para uma democracia em funcionamento', disse o empreendedor

Artur Piva

Elon Musk [foto], bilionário à frente da SpaceX e da Tesla, criticou o Twitter em seu perfil na rede social. “Dado que o Twitter serve como a praça pública de fato, não aderir aos princípios da liberdade de expressão prejudica fundamentalmente a democracia”, disse em um post feito no sábado 26. “O que deveria ser feito?”

Depois que criticou o Twitter, ele ainda perguntou se há a necessidade da criação de uma “nova plataforma”. Musk fez a publicação na esteira de uma pesquisa realizada por ele mesmo na própria rede social.

Por meio dela, o empreendedor questionou se os usuários acreditavam que o Twitter “adere rigorosamente” ao princípio da liberdade de expressão. Deles, 70% responderam que não.

De acordo com Musk, a “liberdade de expressão é essencial para uma democracia em funcionamento”.

O Twitter já suspendeu diversos perfis por considerá-los em desacordo com suas diretrizes. Entre eles, a página de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Ela está fora do ar desde janeiro de 2021. A conta tinha quase 90 milhões de seguidores.

Em meados de junho do ano passado, dezenas de usuários do Twitter reclamaram por terem sofrido uma queda abrupta e expressiva no número de seguidores de seus perfis pessoais na plataforma. A imensa maioria dos relatos foi feita por detentores de contas com viés conservador. Desse modo, foram prejudicados jornalistas, políticos, professores, cineastas, influenciadores digitais e anônimos.

Título e Texto: Artur Piva, revista Oeste, 30-3-2022

Um comentário:

  1. Melhor pedir primeiro autorização por escrito para o deus da Corte Suprema, um tal de Alexandre de Moraes.

    Aparecido Raimundo de Souza
    de São Paulo, Capital

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-