terça-feira, 29 de março de 2022

Ministro reafirma compromissos do Brasil para tornar-se membro da OCDE

Na França, Paulo Guedes se reuniu com secretário-geral da entidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou hoje (28) os compromissos do Brasil com as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em reunião com o secretário-geral da entidade, Mathias Cormann, em Paris, Guedes mencionou os esforços do governo para avançar no processo de adesão do país ao grupo, que reúne as economias mais industrializadas do planeta.

Foto: Victor Tonelli/OCDE

Segundo o Ministério da Economia, Guedes destacou que a acessão do Brasil à OCDE contribuirá de forma positiva ao processo de modernização econômica e regulatória em curso no Brasil. O ministro apontou o trabalho realizado pelo Ministério da Economia nas áreas tributária, financeira e de investimentos.

Em janeiro, a OCDE formalizou o convite para que o Brasil faça parte da organização. Segundo o Ministério da Economia, o Brasil está em estágio avançado de convergência com a OCDE, tendo aderido a 104 dos 251 instrumentos normativos do organismo internacional.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Internacionais da pasta, o processo de adesão está mais acelerado que o de outros países convidados a integrar o grupo ou que atuam como parceiros-chave, como Argentina (51 instrumentos), Romênia (53), Peru (45), Bulgária (32) e Croácia (28).

Há duas semanas, o governo anunciou a redução gradual do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o câmbio, medida exigida dos países que querem integrar a OCDE. O tributo será diminuído em etapas, até ser zerado em 2028 para todas as operações cambiais.

Também em Paris, Guedes reuniu-se com o secretário-geral da Câmara Internacional do Comércio (CIC), John Denton. No encontro, o ministro mencionou a tramitação da agenda de reformas regulatórias e comerciais que pretendem diminuir a burocracia e estimular o comércio exterior. Ele também destacou a entrada de investimentos externos decorrente do programa de concessões. Segundo Guedes, nos últimos três anos, o país contratou R$ 1,1 trilhão em investimentos privados para as próximas décadas.

De acordo com o Ministério da Economia, Guedes informou que o Brasil continua comprometido com o desenvolvimento sustentável e mantém o interesse em concluir e assinar o Acordo de Comércio Mercosul–União Europeia.

Título e Texto: Agência Brasil; Edição: Denise GriesingerAgência Brasil, 28-3-2022, 19h49

Um comentário:

  1. Na verdade, o brazzzzzzil se tornando membro ou não de qualquer organização (seja aqui, na China, na Alemanha, ou no raio que o parta), não vai adiantar nada. Tudo gira em torno de jogadas políticas. O país deveria ter as suas próprias diretrizes, ou cuidar das que existem e não saem do papel. A OCDE, ou Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Economia, deveria ter a sigla (pelo menos aqui para o Brazzzzzzil), a pomposa e inoperante DCDE ou Desorganização para a "Comelancia" dos Espertalhões). O Mi"SI"nistro da Economia, Paulolololalá Guefedes, à frente da pasta, até agora não mostrou a que veio. Grosso modo, no geral, a nação não melhorou nada, a economia está uma merda, para não falar uma bosta e a gente só vê promessas, promessas, promessas e mais promessas. Acredito que o Ministério da Economia, como os demais existentes, não passam de cabides de emprego. Aliás, cabidão, cabidaço, com uma galera pesada mamando nas tetas dos bolsos de todos os brasileiros. Aposto que o ilustre lustre de teto, ou de forro, Paulolololalá Guefedes, foi à França com passagens, estadias, tudo pago pela raia miúda. Quero ser um Mico de Circo se esse infeliz gastou um centavo de sua conta pessoal. Essas infâmias, esses ratos de esgoto (me refiro a todos os demais vermes à frente dos Ministérios disso e daquilo outro), viajam para baixo e para cima, com os recursos de nossos suores. Acho que já é tempo da banda pobre TOMAR VERGONHA NA CARA e dar um basta nessa situação. A cada dia, a coisa piora. Aceito sugestões para melhorar a sigla versão brasileira. DCDE Devemos Comer Depois Espalhar. Calma la: espalhar o que??!! O rombo que certamente ficará. kikikikikikikiki...
    Aparecido Raimundo de Souza, de Interlagos, São Paulo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-