quarta-feira, 9 de março de 2022

Grupo internacional pró-Lula tenta influenciar eleições no Brasil

Leonardo Desideri

Nos próximos meses, prepare-se para ver meios de comunicação e influenciadores de esquerda citando relatórios e estudos de um think tank lançado no fim de janeiro: o Washington Brazil Office (WBO). Reunindo instituições e personalidades de esquerda e extrema-esquerda brasileiras e internacionais, o grupo prepara uma investida para influenciar a opinião pública nas eleições de 2022 sob a fachada de “defesa da democracia”.

Estão envolvidas na iniciativa organizações como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), o Greenpeace, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) e o Amazon Watch. O projeto conta com o apoio da Open Society Foundations, do bilionário George Soros, e de diversos professores universitários dos Estados Unidos com histórico fortemente associado ao esquerdismo e a pautas identitárias.

O grupo terá como embaixadores algumas celebridades cujas presenças se tornaram quase obrigatórias em iniciativas semelhantes, como o ator Wagner Moura, a cantora Daniela Mercury, o apresentador Gregório Duvivier e o ex-deputado Jean Wyllys. O diretor-executivo do WBO é Paulo Abrão, que foi presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça durante o governo Lula.

Embora fale em defender a democracia, o WBO dá vários sinais de que tem um objetivo muito concreto: recolocar o ex-presidente Lula no poder a partir de 2023. Entre os primeiros vídeos publicados em seu site estão entrevistas com Sérgio Ferreira, tradutor de Lula, e Stanley Gacek, advogado sindicalista norte-americano que é amigo do ex-presidente e chegou a visitá-lo na prisão em 2019.

O primeiro artigo de opinião publicado no site do WBO polariza a disputa presidencial de 2022 entre Bolsonaro e Lula. Depois de atacar o governo do atual presidente, o autor compara as eleições de 2018 com as deste ano, e diz que elas serão diferentes “mesmo que a histeria da direita ressurja”. Uma das diferenças, afirma o texto, é que o “julgamento que desqualificou Lula” para as eleições de 2018 “foi anulado devido às flagrantes violações éticas”.

Apesar dessas e outras indicações evidentes de seu viés, o WBO diz que atua “com independência e de maneira não-partidária”. Define-se como “uma instituição independente especializada em pensar sobre o Brasil” e em “apoiar ações que fortaleçam o papel da sociedade civil e das instituições dedicadas à promoção e à defesa da democracia, dos direitos humanos, das liberdades e do desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentáveis do país”.

Título e Texto: Leonardo Desideri, Gazeta do Povo, 8-3-2022, 19h37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-