Chegada da primavera marca semana de contrastes na
capital fluminense, com temporais e temperaturas em queda
Gabriella Lourenço
O último final de semana do inverno foi marcado por calor intenso e praias lotadas no Rio de Janeiro. No sábado (20), a Praia do Flamengo ficou tomada por banhistas e barracas durante a tarde, em um cenário típico de verão. No entanto, a chegada da primavera, que começa oficialmente nesta segunda-feira (22), às 15h19, traz mudanças bruscas no tempo e promete uma semana de contrastes.
![]() |
Foto: Alexandre Macieira/Riotur |
Segundo o Sistema Alerta Rio, esta segunda-feira começa com clima quente e seco, mas a aproximação de uma frente fria ao longo do dia deve provocar aumento da nebulosidade e pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de raios, principalmente a partir da tarde. As temperaturas podem chegar aos 41°C, e os ventos passam de moderados a fortes, com possibilidade de rajadas mais intensas no fim do dia.
Além disso, o fenômeno La Niña
— responsável pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico —
começa a atuar e influencia diretamente as condições climáticas no estado.
Na terça-feira (23), a passagem da frente fria, combinada ao transporte de umidade do oceano, deve manter o céu encoberto e provocar chuva forte durante a madrugada, que diminui de intensidade ao longo da manhã. Os ventos permanecem moderados a fortes, enquanto a temperatura cai, com mínima de 16°C e máxima de 24°C.
Para a quarta (24) e quinta-feira (25), ventos úmidos do oceano continuam atuando sobre a cidade, mantendo o céu nublado a encoberto. Há previsão de chuvisco ou chuva fraca isolada a qualquer momento, com ventos predominantemente moderados. Na quarta-feira, as temperaturas variam entre 15°C e 23°C, já na quinta-feira a mínima deve chegar a 14°C e a máxima não deve passar dos 22°C.
Para fechar a semana, na
sexta-feira (26), o tempo segue nublado a encoberto, com chuva fraca a qualquer
momento e ventos moderados. O clima fica mais estável e as temperaturas sobem
levemente, com mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Título e Texto: Gabriella
Lourenço, Diário do Rio, 22-9-2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-