domingo, 27 de outubro de 2019

[As danações de Carina] Algumas “kuriozidades” às vezes fazem bem: As castas, as dimensões dos mares e a cantora Nara Leão

Carina Bratt

PERGUNTA: Como funcionam as castas das abelhas?
RESPOSTA:
Diferentemente de outros animais domésticos, entre os quais se distinguem apenas machos e fêmeas, as abelhas incluem três tipos de indivíduos: rainhas, operárias e zangões, ou machos. Tanto as rainhas como as operárias são fêmeas; todavia, as operárias se apresentam estéreis, enquanto as rainhas constituem o clã fértil, cuja única função é pôr ovos. Em épocas de muito néctar e pólen, uma rainha de abelha africana chega a pôr cinco mil ovos diários. Quando há poucas flores, a postura se reduz a cem ou duzentos ovos por dia. A etnia mais numerosa é sedimentada pelas operárias que são fêmeas pequenas, porém, com desenvolvimentos incompletos de seus aparelhos reprodutores. Extremamente laboriosas, são responsáveis por todos os trabalhos executados nas colmeias. Os zangões, ou machos, após alguns dias de vida, plainam ao redor dos enxames em arroubos descomedidos (no que os estudiosos em apicultura chamam de voos nupciais) e o fazem diariamente, durante algumas horas, aguardando a oportunidade de executarem a sua única função social, qual seja, a de fecundarem as rainhas. Logo após terem tirado a virgindade das ditas soberanas, ou seja, cumprido à risca sua sina, simplesmente batem as botas. Grosso modo, morrem.

PERGUNTA: Quais as dimensões dos oceanos?
RESPOSTA:
A área do globo terrestre coberta por oceanos e mares é estimada em 326,033 milhões de quilômetros quadrados ou 70,98% da superfície total. O mais profundo oceano do mundo é o Oceano Pacífico, que representa 45,9% das águas salgadas do planeta, se estendendo por uma área de 166.241.700 quilômetros quadrados. Possui um côncavo médio de 3,94 mil metros. O menor pélago é o Ártico, que ocupa uma área de 13.223.700 quilômetros quadrados e profundidade média de 1.038 metros. O maior mar do mundo é o Mar da China Meridional, com uma área de 2.974.600 quilômetros quadrados. A enormidade física dessas águas, na superfície se faz bastante variável. Atinge o mínimo de 2ºC no Mar Branco e o máximo de 36ºC nas áreas rasas do Golfo Pérsico, isso durante o verão. A temperatura mais alta já registrada nesse oceano foi de 404ºC, medida numa fonte de água quente pela instrumentação superavançada de um submarino de pesquisas norte americano de pequeno porte.

PERGUNTA: Qual a colaboração de cantora Nara Leão para a música brasileira?
RESPOSTA:
Nara Leão, batizada Nara Lofego Leão (1942-1989) se somou, ainda adolescente, à bossa nova. O apartamento da família Leão, em Vitória, no Espírito Santo, foi sede de algumas das mais famosas reuniões musicais dos primeiros tempos do movimento. Cantora e violinista de sensibilidade, Nara Leão comandou a revalorização de compositores da velha guarda do samba, como Nélson Cavaquinho, Zé Kéti e Cartola, e igualmente da música regional, como João do Vale. Protagonizou o histórico show “Opinião”, sendo substituída depois por Maria Bethânia. Nos anos 80, gravou o disco “Abraços e Beijinhos” e “Carinhos Sem Ter Fim” com um repertório de bossa nova no qual se destacavam “Telefone”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bosco, e “Você e Eu”, [vídeo] de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Também participaram desse movimento Antônio Carlos Jobim, João Gilberto, Baden Powell, Luizinho Eça, Chico Feitosa, Sylvia Telles, Luiz Carlos Vinhas e muitos outros jovens músicos, compositores e intérpretes. 


Título e Texto: Carina Bratt, de São Paulo Capital. 27-10-2019

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-