quinta-feira, 23 de maio de 2013

Georges Moustaki (1934 – 2013)


O cantor e compositor francês Georges Moustaki, autor de clássicos como "Le Métèque" e "Milord", morreu hoje em Nice aos 79 anos vítima de uma doença respiratória incurável, disse fonte próxima do cantor.
O cantor atuou pela última vez em 08 de janeiro de 2009, em Barcelona, tendo sido obrigado a interromper o concerto devido à doença.
Em 2001, Moustaki revelou que sofria de problemas respiratórios e que a sua doença "irreversível" o deixava "definitivamente incapaz de cantar".
Georges Moustaki, de seu verdadeiro nome Giuseppe Mustacchi, nasceu a 03 de maio de 1934 em Alexandria, filho de judeus gregos imigrados no Egito.
A viver em Paris desde 1951, adotou o nome de Georges em homenagem ao cantor e compositor francês Georges Brassens.
Moustaki escreveu cerca de 300 canções para os principais intérpretes franceses, como Edith Piaf ou Yves Montand, antes de ele próprio começar a cantar as suas próprias canções.
Entre os seus principais êxitos contam-se "Milord" (1958), escrita para Edith Piaf e traduzida em todo o mundo, e "Le Métèque" (1969), cantada pelo próprio Moustaki e por Pia Colombo, e que se tornou num sucesso mundial.
"Sarah", "Ma solitude" e "La Dame Brune" são outros êxitos do cantor.
 Georges Moustaki, que também pintava, vivia há mais de quarenta anos na ilha de Saint-Louis em Paris.
Imagem e Texto: SIC Notícias, 23-05-2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-