segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Eleições municipais...

Valdemar Habitzreuter
As eleições municipais se aproximam. Os candidatos a prefeito e vereador estão caçando votos. O que fazer? Votar ou não votar neles? É o que muitos se perguntam.

Vivemos numa democracia em que elegemos nossos representantes para o exercício de governar nossa cidade. Significa que cada qual transfere sua vontade por uma cidade próspera e gostosa de se viver a pessoas que têm a tarefa de canalizar as vozes e vontades individuais transformando-as numa vontade geral e pautar-se pela ética e honestidade no exercício da governança.

Na democracia é o povo que governa. Mas, como não é possível que a multidão de pessoas possa fazer isso de modo ordenado, opta-se que cada um vote num candidato que possa representá-lo. O candidato eleito, então, governará em seu lugar. Assim, o poder de governar emana do e para o povo.

Mas, nós brasileiros estamos céticos quanto aos nossos representantes, dado à descompostura, negligência, falta de ética e improbidades de muitos no exercício do cargo a que foram eleitos. Vimos os últimos acontecimentos na esfera federal em que a mandatária-mor da República foi impedida de exercer seu cargo por improbidade administrativa. E notícias não faltam de prefeitos e vereadores Brasil afora procedendo da mesma maneira.

Torna-se, pois, um tanto decepcionante votar quando não sabemos como nosso candidato vai se portar no cargo de prefeito ou vereador. A escolha, pois, torna-se difícil, sabendo que muitos se candidatam para locupletar-se no cargo. É um tiro no escuro escolher o melhor. Todos se apresentam humildemente com promessas - e muitas promessas!... Mas, uma vez eleitos, muitos se transfiguram em arrogantes e pouco realizam em prol do povo.

Eis, pois, o dilema: em quem votar? Não podemos jogar fora nosso voto, e a saída, a meu ver, é escolher o melhor dos piores e exercer uma rígida e constante vigilância enquanto nos representa no cargo de prefeito e vereança. 
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 4-9-2016


Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-