domingo, 7 de abril de 2019

Porque sou de direita

João Marques de Almeida

O regime democrático português democratizou a direita. Não há direitas antidemocráticas em Portugal. Mas quase 50 anos de democracia não foi suficiente para democratizar parte da esquerda portuguesa

José Manuel Fernandes explicou aqui no Observador há duas semanas porque não é socialista. Concordo com quase tudo o que JMF disse, só discordo do título. Por várias razões históricas, em Portugal muita gente não é socialista, nem sequer de esquerda, mas não é capaz de se assumir de direita (ou acredita mesmo que não é de direita). Há duas explicações. Uma tem a ver com a experiência pessoal. Muitos daqueles que despertaram para a política no Estado Novo não conseguem deixa de associar o termo direita com o Salazarismo. Está profundamente instalado no seu pensamento. Muitos deles encontram-se numa posição curiosa. Começaram o seu percurso intelectual e político na esquerda, a maioria nas esquerdas radicais. Entretanto abandonaram, desiludidos, a militância de esquerda, mas não conseguem identificar-se como sendo de direita. Definem-se como não socialistas ou não-esquerda.

Respeito muito as experiências pessoais e não as julgo, sobretudo aquelas que começaram em tempos que não vivi. Passar do marxismo radical para o não-socialismo é uma evolução que admiro e que vejo com muitos bons olhos. Mas a minha experiência intelectual e política é diferente. Tinha oito anos quando se deu o 25 de Abril. Para mim, o Estado Novo faz parte da história que nunca vivi. Nasci para a política com uma ameaça muito bem identificada: o comunismo. Em Portugal, o PCP e as esquerdas radicais. Na Europa e no mundo, a União Soviética e a China. Aprendi depressa o que não queria: viver num país comunista ou ver a União Soviética dominar a Europa. Em Portugal, Sá Carneiro tornou-se rapidamente a minha referência política. Representava para mim a resistência à ameaça comunista. No mundo e na Europa, Reagan e Thatcher lideravam a luta contra o império comunista e o poder soviético.

Na universidade, As Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt foi um dos livros que mais me marcou. As sociedades democráticas e pluralistas permitem a realização individual. As sociedades totalitárias corrompem a condição humana até a reduzir à miséria moral absoluta.


Arendt mostra que há uma divisão anterior à oposição entre a esquerda e a direita: a distinção entre a democracia e o totalitarismo, a mais importante da política do curto século XX que vai da Revolução Bolchevique às quedas do Muro de Berlim e da União Soviética. Para mim, o PS era um aliado contra o totalitarismo comunista em Portugal. Tal como Mitterrand e Helmut Schmidt eram aliados contra a ameaça soviética.

É neste contexto que a aliança de António Costa com as esquerdas totalitárias portuguesas é muito grave. O PCP e o BE não tiveram que se democratizar para se aliarem a um governo de um país democrático. A decisão de Costa constituiu uma traição à luta dos portugueses contra o totalitarismo comunista. O regime democrático português democratizou a direita. Não há direitas antidemocráticas em Portugal. Mas quase cinquenta anos de democracia não foi suficiente para democratizar parte da esquerda portuguesa. Hoje essa esquerda antidemocrática está no poder. Terá António Costa lido Arendt?

A minha educação intelectual e política continuou em Inglaterra, com o mestrado e o doutoramento, onde aprendi que a liberdade é o valor mais importante para a realização individual. Mas a liberdade é muito mais do que a capacidade de chegar ao poder, como muitos nas esquerdas julgam. A liberdade é sobretudo a possibilidade de ser livre sem nunca chegar ao poder. Nas últimas quatro décadas, em Portugal, na Europa e no mundo, as direitas têm estado muito mais do lado da liberdade do que as esquerdas. Vou mesmo mais longe. A direita é a escolha natural para quem ama a liberdade. Os países onde os cidadãos gozam de mais liberdade são aqueles onde existem tradições de direita democrática fortes.

A minha direita também é uma direita céptica. Não gosto nada da direita nacionalista e radical de Le Pen, da AfD, de Orban e de Salvini, os amigos europeus de Putin. Entristece-me e preocupa-me assistir ao modo como o partido republicano nos Estados Unidos se entrega a um Presidente como Trump, sem quaisquer escrúpulos e sem a mínima cultura democrática. A minha direita americana é a de Reagan. Não é a de Trump. É dramático assistir ao modo com os radicais anti-europeus estão a destruir o partido Conservador no Reino Unido. A ideologia nacionalista está a substituir a sensatez e o pragmatismo que sempre definiram os Tory, e está a matá-los.

O calculismo político é a segunda razão que explica a utilização do termo não-socialista. A maioria dos políticos das direitas em Portugal, do PSD, da Aliança e do CDS, está absolutamente convencida que não consegue construir uma maioria eleitoral usando o termo direita. Em Portugal só há duas maiorias políticas: uma maioria de esquerda, ou uma maioria não-socialista. Estou disposto a aceitar esse argumento e não vou perder tempo com essa discussão. Só faço um pedido: aceitem as direitas nessa maioria não-socialista.

No fundo, para mim, é uma questão de identidade, de igualdade (por que razão em Portugal a esquerda pode ser de ‘esquerda’ e a direita não pode ser de ‘direita’?) e de orgulho. Desde o 25 de abril, a direita tem sido discriminada em Portugal, e em grande medida essa descriminação é uma auto descriminação. Não contribuo para isso. Para mim, as escolhas políticas fundamentais são simples: entre a democracia e a ditadura; e na democracia entre a direita e a esquerda. Sou um democrata que ama a liberdade, sou de direita e sempre fui de direita. Mais, tenho orgulho na direita portuguesa. Fez um corte absoluto com a ditadura e com as tradições não democráticas. Não se pode dizer o mesmo da esquerda socialista, como se vê com a geringonça.
Título e Texto: João Marques de Almeida, Observador, 7-4-2019

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-