quarta-feira, 6 de julho de 2022

[Observatório de Benfica] O PSD de Montenegro e o banhista de Copacabana

Mário Florentino

Fui assistindo, ao longo do fim de semana, através dos noticiários, ao congresso do PSD. Aqui e ali ouvi também alguns dos comentadores habituais das TVs, e fui lendo comentários avulsos na imprensa e nas redes sociais. A grande maioria dá uma nota de alívio e de esperança, como que antevendo um regresso das trevas em que o ainda segundo maior partido esteve afundado nos últimos anos. Foi curioso observar alguns desses comentadores que há dois ou quatro anos diziam maravilhas de Rui Rio e da sua estratégia, dizem agora com a maior das naturalidades que a estratégia de Montenegro é que está certa.

Mas de onde vem todo este otimismo face a este novo PSD? De facto, há alguns pontos positivos que emergem deste 40º congresso. Desde logo, a equipa que Montenegro conseguiu agregar à sua volta, incluindo dois dos seus opositores nas eleições internas, e vários nomes de destaque do partido. O episódio rocambolesco dos 2 aeroportos para Lisboa, e a crise que se seguiu, ajudou também a criar algum entusiasmo no evento, oferecendo-lhe um “tema quente” para concentrar as atenções mediáticas. A verdade, no entanto, é que Luís Montenegro não tem um carisma por aí além, e terá uma tarefa muito difícil nos próximos anos. Depois da destruição que a liderança anterior causou, não será fácil recompor o partido nem recuperar a confiança dos eleitores. Sobretudo dos dependentes do Estado, que duplicaram em 40 anos (como nota a revista anual do Observador).

O otimismo e o entusiasmo com a nova liderança do PSD explicam-se melhor, julgo eu, com o estado calamitoso do PS e do seu governo. É verdadeiramente inacreditável como um governo com maioria absoluta, ao fim de apenas três meses, se apresenta com um ar de fim de ciclo. Temos uma ausência total de estratégia e de projeto para o futuro, um primeiro-ministro visivelmente entediado com o panorama interno e totalmente focado na política externa e no seu eventual futuro europeu. A isto acrescem as desgraças do SNS, uma ministra totalmente desacreditada ideologicamente e sem soluções, e agora esta crise à volta do aeroporto que revelou toda a fragilidade do governo, mais preocupado com a disputa da sucessão do que em resolver os problemas do país. Ministro e primeiro-ministro saíram fragilizados do episódio.

É, portanto, neste contexto que todos os comentadores e a opinião pública se viraram de repente para o PSD. Se o governo não governa, e quando governa não resolve nenhum problema, antes os agrava, então é necessária uma alternativa. Se fosse Jorge Moreira da Silva o novo líder do PSD, ou qualquer outro no lugar de Montenegro, e o resultado do congresso seria o mesmo: todos entendem que tem de haver uma alternativa ao estado a que isto chegou, e essa alternativa, todos sabem, só pode vir do PSD. Mas é preciso que consiga apresentar um projeto que cative os eleitores. Sobretudo dos dependentes do Estado, que duplicaram em 40 anos (como nota a revista anual do Observador). É aí que reside a dificuldade.

Para já, parece haver uma pequena, mas significativa, vitória do novo líder do PSD. Fez com que Marcelo, no meio dos seus mergulhos em Copacabana, decidisse abrir uma exceção à sua regra, e falar de assuntos internos no estrangeiro. “Colaboração especial”, disse o Presidente, com o ministro da cultura ao lado, a surfar nas ondas. E nada do que Marcelo faz ou diz é por acaso.

FICA BEM 👍

A Junta de Freguesia de Benfica. No ano em que as suas tradicionais festas dos santos populares regressaram a Lisboa, voltou a organizar-se o Grande Arraial de Benfica. Com a participação de Rui Veloso, Lena D’Água, Carlão, Ana Bacalhau e muitos outros artistas. Milhares de pessoas visitaram Benfica ao longo dos 4 dias do evento, com muita diversão e animação para todas as idades. Está de parabéns a Junta e o seu presidente, Ricardo Marques.

FICA MAL 👎

Pedro Nuno Santos. Mediu mal as suas capacidades e o seu poder no governo, com uma jogada de alto risco, julgando ganhar pontos no ataque ao lugar de secretário geral do PS, ao avançar com o infeliz despacho sobre os Aeroportos. Acabou humilhado e a pedir desculpas perante todos os portugueses num dos episódios mais rocambolescos da governação portuguesa dos últimos anos. Depois disto, a probabilidade do "jovem turco" poder aceder à liderança do PS ficou prejudicada.

Título e Texto: Mário A. Florentino, Benfica, 6-7-2022

Anteriores:
Domingo 
A aberração do PCP, 48 anos depois 
Derrubar o “Novo Muro” 
A Resposta do Ocidente a Putin 
A Europa de novo em Guerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-