terça-feira, 5 de julho de 2022

Torcida do Vasco assume papel de protagonista do time na Série B

Os vascaínos, que têm lotado os jogos do time até aqui na Série B, têm sido o principal fator da boa campanha da equipe na competição

Altair Alves

Em dois domingos separados por três semanas, 124 mil pessoas no Maracanã. No primeiro deles, uma festa sinérgica da arquibancada com o time, que correspondeu com a vitória. No segundo, o apoio dos presentes no estádio foi reconhecido por jogadores e até pelo treinador rival. Tudo isso é apenas o símbolo: a torcida do Vasco se tornou o grande personagem do clube, e carrega a equipe na campanha rumo ao acesso à Série A.

Foto: Daniel Ramalho/CRVG

É evidente que a força dos torcedores do Cruzmaltino não foi descoberta agora. As demonstrações, viscerais e independentes do momento da equipe, vêm de longa data. Mas vem se destacando num momento de Série B do Campeonato Brasileiro, de poucos personagens carismáticos e na defesa de causas ainda pouco abraçadas. É o destaque absoluto da temporada.

– Ver, hoje, a torcida do Vasco cantando até o final, mesmo o time com dificuldades… e eles não vaiaram nem um minuto. Só depois que terminou. É um exemplo para todas as torcidas, e eu convoco a nossa para ter essa mesma postura, porque muitas vezes ficamos frustrados e acabamos passando essa frustração para os nossos jogadores – analisou Lisca, técnico do Sport, após o jogo entre as equipes no último domingo. E completou:

– Podem não ser os jogadores que queríamos, mas podem se transformar com o apoio do nosso torcedor, porque você só adquire confiança quando você ganha confiança das pessoas. E aí você repete, ganha confiança, erra e recebe a bola de novo. Isso te dá confiança porque você sente que as pessoas confiam em você. Acho que, hoje, o time e a torcida do Vasco têm dado esse exemplo – ressaltou um dos três comandantes do Cruzmaltino em 2021.

A torcida vascaína já foi exaltada também por personagens como o apresentador e ex-jogador Neto; em diferentes vezes pelo jornalista Mauro Cezar Pereira; e até por Endrick, destaque da base do Palmeiras.

Os vascaínos e vascaínas têm abraçado. O time e as bandeiras. A do respeito, da igualdade e da inclusão foi utilizada também de forma institucional – polêmica com o Consórcio Maracanã à parte -, mas representa a história do clube: da luta contra o racismo que praticamente funda o sentimento cruzmaltino ao jogador que, literalmente, levanta a bandeira contra o preconceito.

Faz menos tempo ainda que instituição e torcidas organizadas se comprometeram a dar um passo além na luta contra preconceitos. Passo pequeno, mas importante. E que é apenas mais uma das faces da força do torcedor do Vasco.

Que vaia, que critica, sim. Mas é capaz de empurrar um time de operários a uma campanha positiva. De fazer poderosos e competentes os que poderiam ser limitados. Que começou o ano machucada pelos últimos anos, e que agora batalha com a voz, de forma consciente, contra qualquer ferida.

Fonte: IG Esportes

Título e Texto: Altair Alves, Vasco Notícias, 5-7-2022, 08h36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-