sexta-feira, 4 de março de 2022

[Observatório de Benfica] A Resposta do Ocidente a Putin

Mário A. Florentino

Escrevi, na semana passada, que nunca pensei que a Europa voltasse a enfrentar uma guerra. A verdade é que a resposta global, no mundo ocidental, à brutal invasão da Ucrânia, mostra que eu não estava sozinho. No século XXI, os cidadãos do mundo parecem não compreender, nem aceitar, uma guerra como as do século XX. Isso nota-se nas manifestações que se fazem em todos os países, mas também na própria Rússia, onde cidadãos comuns, sabendo que vão ser presos, ainda assim arriscam e se manifestam contra a guerra. Mais de 7 mil já terão sido presos, incluindo uma idosa sobrevivente do Holocausto.

Impressiona, por outro lado, a coragem de todo um povo. Um povo demasiado habituado a guerras. Assistimos a relatos incríveis de ucranianos de todas as idades (desde crianças de 14 anos até homens de 80) que vestem fardas militares e vão para a frente de combate. Vão para boca do lobo, de cabeça erguida. Colocam-se à frente dos tanques, e gritam: "voltem para a vossa terra; esta é a nossa".

Alguém disse hoje que o Muro de Berlim caiu por causa da TV. O sinal dos canais da Alemanha Ocidental chegava ao lado Oriental, e as pessoas podiam ver que havia supermercados cheios e roupas bonitas. Então o muro caiu. Ora, se isso foi assim na década de 80, imagine-se agora, na era das redes sociais. Por mais manipulação e mentira que Putin queira impingir ao seu povo, eles não se deixam enganar. Eles têm acesso à Internet e sabem como é a vida deste lado de cá, como é viver em liberdade. Rejeitam a tirania, e é por isso que não se importam de ser presos. Querem viver em Liberdade.

Nada será como dantes. No dia 24 de fevereiro, o equilíbrio de forças global mudou, com o brutal ataque do Ditador Putin. A resposta do Ocidente foi clara. A Nato, que estava em morte cerebral (nas palavras de Macron) ressuscitou. A União Europeia tornou-se mais unida que nunca, aceitou o pedido de adesão da Ucrânia (e de mais alguns países do leste europeu), e até a Alemanha mudou radicalmente a sua estratégia de defesa. A condenação à Rússia na votação da ONU foi esmagadora, e inúmeras organizações públicas e privadas mostraram a sua revolta e isolaram Putin. O ditador não vai desistir tão cedo, mas já está a perder esta guerra.

E o Mundo tem um novo herói: Volodymyr Zelenskyy.

FICA BEM 👍

Volodymyr Oleksandrovych Zelenskyy, nascido em 25 de janeiro de 1978, em Kryvy Rih, na antiga República Socialista Soviética da Ucrânia. Licenciado em Direito e ator, comediante e político. Aos 44 anos é o líder de 44 milhões de ucranianos que enfrentam o terror da guerra, depois de uma brutal invasão da Rússia de Putin, um gigante militar. Zelenskyy ficou em Kyiv, a liderar a frente da resistência.

"Quando vocês nos atacarem verão as nossas caras. Não as nossas costas, mas as nossas caras" e "Preciso de munições, não de uma boleia". São duas das frases já famosas deste corajoso e bravo líder, comparado a Churchill e Roosevelt.

Herói.

FICA MAL 👎

Os 13 deputados do Parlamento Europeu que votaram contra a condenação da Invasão da Ucrânia, entre os quais os 2 portugueses, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, do PCP. Os nomes: Francesca Donato (Liga Norte, Itália), Marcel de Graaff (PVV, Holanda), Ioannis Lagos (Aurora Dourada, Grécia) Nikolaou-Alavanos e Kostas Papadakis (Partido Comunista Grego, Grécia), Urbán Crespo (Partido Anticapitalistas, Espanha), Ozlem Demirel e Martin Schirdewan (Die Linke, Alemanha), Clare Daly e Mick Wallace (Independents for Change, Hungria) e Tatjana Zdanoka (Letónia).

Que os europeus que prezam o nosso modo de vida e o Mundo Livre não se esqueçam destes nomes, para nunca mais votarem neles.

Título e Texto: Mário A Florentino, Benfica, 3-3-2022 

Anteriores: 
A Europa de novo em Guerra 
A conspiração dos media e o erro fatal de Rio 
Maioria Absoluta. E agora? 
A última semana da campanha 
As eleições de janeiro de 2022 – ponto de situação 
Professor Rebelo comenta os debates 
Resumo do ano de 2021: Vacinas. Testes. Cabrita. 
Professor Rebelo comenta Presidente Marcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-