quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Banco Central reduz expectativa de inflação

A prévia do IPCA caiu 3 pontos porcentuais

Artur Piva

O Banco Central revisou a prévia para a inflação no Brasil. De acordo com a instituição, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai fechar em 5,8% em 2022. Anteriormente, a previsão mostrava o indicador em 8,8% para este ano. Ou seja: a queda chega a 3 pontos porcentuais.

Foto: Steve Buissine/Pixabay

A nova previsão do Banco Central foi publicada nesta quinta-feira, 29, no Relatório Trimestral de Inflação, elaborado pela autoridade monetária do Brasil. “As projeções de inflação do Comitê de Política Montearia, situam-se em 5,8% para 2022, 4,6% para 2023 e 2,8% para 2024”, informa.

As novas projeções estão próximas das estimativas apresentadas do Relatório Focus da segunda-feira, 26. Elaborado pelo mesmo banco a partir de expectativas coletadas no mercado, o documento projeta o IPCA de 2022 em 5,88%.

De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Publicado toda segunda-feira, o documento traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, e não do banco.

Título e Texto: Artur Piva, Revista Oeste, 29-9-2022, 9h49

Relacionados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-