sexta-feira, 18 de novembro de 2022

A redoma dos “originários”

Independentemente do resultado eleitoral, “o que já podemos perceber na vida nacional é um retorno ao vício em narrativas como maneira de fazer política”

Rodrigo Amorim

À parte as discussões sobre a legitimidade do resultado eleitoral e a idoneidade das urnas eletrônicas, o que já podemos perceber na vida nacional é um retorno ao vício em narrativas como maneira de fazer política. Pouca ação, muita lacração, é a tônica dos governos de esquerda. Consideram “política pública” o ato de fazer puro paternalismo para com os “povos desfavorecidos”. A velha e ruim demagogia, a política clientelista disfarçada de bondade e “empatia”.

Deputado Rodrigo Amorim, ALERJ

E eis que a expressão da moda é “Povos Originários”, tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em um país com 522 anos de história, miscigenação, migrações e lutas, eis que um partido assume o poder e “descobre” que há povos que merecem mais atenção do que outros, uma minoria de 500 pessoas-relíquias em meio a 200 milhões de habitantes (os tais “todos os brasileiros” para os quais o eleito iria governar).

Mais uma vez, cria-se um nicho político para abrigar “povos originários” e obter os dividendos eleitorais da atitude boazinha. E nós, que temos de lidar com a realidade, como ficamos, o que entendemos?

Acredito primeiramente que o papel dos povos originários é qualquer um, menos ser estorvo ao desenvolvimento que os resgata da doença, da fome e da violência. Por exemplo, a “Aldeia Maracanã”. É papel do “povo originário” ocupar e favelizar a área pública ao lado do maior e mais relevante equipamento desportivo do mundo? Ou aquele espaço deveria ser definitivamente integrado ao complexo esportivo e ser pólo de geração de empregos e renda? O que pode ser mais benéfico para a maior quantidade de pessoas possível (inclusive pros “originários”!)? Ou seja: o que é mais democrático?

Já sabemos a resposta, mas esta ficará soprando no vento, como cantam alguns. O fato é: em tempos nos quais o descondenado vai fazer graça no Egito em jatinho de empresário amigo e falar em painéis sobre “povos originários”, o que podemos esperar? Qual a seriedade de uma corrente política que tenta proibir até que se chame índio de “índio”?

Se eu fosse fazer o Enem, minha proposta para os povos originários seria o mesmo processo dos povos da Inglaterra antes das invasões romanas ou dos nossos índios diante da chegada dos portugueses: integrar, aprender, trocar conhecimentos, participar do progresso.

Já a proposta do descondenado seria manter os “originários” numa redoma de lacração, onde continuariam com o “acesso” à varíola e à febre amarela, afinal, vacina é coisa de povo civilizado e, quem sabe, “fascista”.

Nesse “Enem”, podem ter certeza: eu seria reprovado com louvor.

Título e Texto: Rodrigo Amorim, Deputado estadual pelo PTB, Diário do Rio, 17-11-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-