terça-feira, 29 de novembro de 2022

[Livros & Leituras] O que o governo fez com o nosso dinheiro?


Há décadas que inúmeros economistas, investidores, analistas, professores e autores aprendem com este livro. Após 50 anos, ele permanece o melhor livro sobre o assunto, um verdadeiro manifesto em prol de uma moeda forte.

Rothbard mostra minuciosamente como os bancos criam dinheiro do nada e como o Banco Central, com o suporte do poder estatal, permite esta prática. Ele mostra como as taxas de câmbio e de juros funcionariam em um livre mercado. E principalmente: ao descrever o fim do padrão-ouro, ele não se limita a relatar os grandes acontecimentos; ele cita nomes e desmascara os grupos de interesse envolvidos.

A verdadeira paixão que Rothbard sente pelo tema é transferida aos leitores por meio de sua prosa. Impossível não se empolgar com o tema. Quem lê sobre o tópico sempre quer divulgar o que aprendeu.

Mais ainda: sente-se impelido a fazer alguma coisa. O ex-congressista Ron Paul confessou que se candidatou ao Congresso americano após ter lido este livro.

Por ser um meio de troca, o dinheiro está presente em grande parte da vida cotidiana de todas as pessoas. Portanto, um entendimento sobre sua natureza, alternativas e história é importante para todos. Por isso, esta é uma obra indispensável. 

Murray N. Rothbard (1926-1995) foi um decano da Escola Austríaca e o fundador do moderno libertarianismo. Também foi o vice-presidente acadêmico do Ludwig von Mises Institute e do Center for Libertarian Studies. 

Ampliou minha visão de mundo

Depender do sistema monetário e não conhecê-lo é uma condição triste de submissão e de ignorância. Afinal de contas, o que é, de fato, o dinheiro? O que significa inflação? Qual o papel do Banco Central? E, o mais importante, o que meu dinheiro tem a ver com isso?

São inúmeros conceitos que determinam a nossa vida, mas que na prática não sabemos de verdade o que significam. Esse livro ensina sobre tudo isso. Indico a leitura, pois pra mim, ela representou uma ampliação da minha visão de mundo.

Além disso, uma lição que tirei pra minha vida é que investir não é apenas uma estratégia para ficar rico, mas é uma ferramenta de sobrevivência contra todos os abusos inerentes ao sistema econômico contemporâneo.

A. Araújo, 4-11-2021 

História e história econômica

Uma leitura interessantíssima. Murray N. Rothbard descreve de forma histórica e detalhada a inserção dos valores como ouro, prata e gemas preciosas, inicialmente utilizados como moeda de troca, além do próprio dinheiro no sistema de livre mercado.
É possível evidenciar de maneira mais clara a linguagem econômica quando se inicia a posse do governo na cunhagem de moedas até o advento cédulas.
O autor descreve ainda as principais crises econômicas mundiais e outros desarranjos como a inflação, e também as medidas adotadas pelos governos como tentativa de estabilizar. Nesse âmbito, adentra a manipulação do governo do sistema econômico, geralmente de forma pouco eficiente.
Obvio que o autor não poderia apenas com esta obra esclarecer tudo a que se propõe, ainda assim, é uma ótima leitura. Recomendadíssima!

Fábio Bahia, 2-9-2017

Anteriores: 
A Lei – Por que a esquerda não funciona? 
Passaporte 2030 – O sequestro silencioso da Liberdade 
Próximas leituras 
Le siècle des intellectuels 
Le noeud de vipères, François Mauriac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-