segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Consórcio da imprensa (finalmente) anuncia seu fim

O grupo, criado para informar sobre a covid-19, foi um grande pool de ataque ao governo Bolsonaro 

Fernando de Castro

O consórcio formado por veículos da mídia tradicional em 2020, sob a alegação de que seria necessário um sistema alternativo para informar dados sobre a covid-19, anunciou seu fim neste sábado, 28.


Depois de 965 dias trabalhando em formato de pool, o que contraria até mesmo o Manual de Redação de alguns jornais, o site G1 (Grupo Globo), Estadão, Folha de S. Paulo, Uol, O Globo e Extra publicaram, por volta das 20h, textos semelhantes comunicando o encerramento do trabalho em conjunto.

Embora os veículos parceiros justificassem que o consórcio existia para trazer transparência durante o período de pandemia, eles utilizaram esse modelo para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro até o final das eleições — ou seja, muito tempo depois do fim da pandemia da Covid-19.

pool afirmava fazer um trabalho independente de apuração dos casos de covid-19 porque não confiava nos dados do Ministério da Saúde.

Título e Texto: Fernando de Castro, Revista Oeste, 29-1-2023, 16h34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-