domingo, 22 de janeiro de 2023

Lula quer tirar ‘bolsonaristas’ do governo

Lula fala em 'corrigir' nomeações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja mapear os funcionários com cargos comissionados durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, identificar os “bolsonaristas” e excluí-los do governo. A “triagem” ocorrerá por meio da análise das declarações públicas dos possíveis alvos e da avaliação do posicionamento dos funcionários sobre as manifestações em Brasília.

“Estamos no momento de fazer uma triagem profunda”, disse o presidente, neste domingo, 22, em café da manhã com jornalistas. “Porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares. Estamos vendo se a gente consegue corrigir, para colocar funcionários de carreira — de preferência, funcionários civis que estavam aqui e foram afastados, transferidos de departamento. A ideia é transformar isso aqui num gabinete civil.”

Na terça-feira 17, o governo dispensou 40 militares que cuidavam do Palácio da Alvorada. Na quarta-feira 18, mais 13 militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram liberados.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, as trocas serão intensificadas na segunda-feira 23. “O governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o governo que entrou”, afirmou. “É um pensamento em todas as áreas muito diferente. Portanto, não poderíamos conviver com os mesmos assessores. Não tem nenhuma novidade com isso. Ou alguém achava que iríamos entrar no governo e manter os assessores?”

Lula não esconde sua desconfiança das Forças Armadas. A demissão do general Júlio César Arruda, por exemplo, simboliza o clima de tensão entre o Executivo e a caserna.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 22-1-2023, 13h34

#ForaLula

#ForaLula

Relacionados: 
Lula quer alimentar crise com o Exército, afirma Mourão 
Glenn Greenwald e Celso Rocha de Barros debatem sobre Liberdade de Expressão 
O perigo da Direita permitida 
O Brasil vai querer paz 
Que parágrafo interessante – e lindo! 
Coligação de Lula pede, e TSE vai investigar Bolsonaro 
Lula e asseclas & sequazes não anônimos… 
Por que as entrevistas com Lula são inúteis? 
Declaração de Marina sobre ‘fome’ no Brasil repercute nas redes sociais 
Ex-GSI, general sobe o tom com Lula e fala em ‘covardia’ 
Marina Silva mente 
O ex-presidiário quer dar, de novo, dinheiro aos sindicatos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-