segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Paulo Pimenta e o ‘Ministério da Verdade’

O ministro Paulo Pimenta (PT-RS) [foto], da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), prometeu reativar o que ele chamou de “rede de defesa da verdade”. Em uma série de tuítes, o petista disse que avalia criar uma pasta responsável pelo “combate à desinformação”. O decreto deve ser publicado em 24 de janeiro. Nas redes sociais, o órgão chegou a ser comparado ao Ministério da Verdade, da distopia 1984, de George Orwell.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

“A sociedade civil, os influenciadores digitais, os partidos políticos, os movimentos sociais e tantos outros ‘sujeitos’ têm um protagonismo importante e insubstituível nesse processo”, observou Pimenta, no domingo 15. “Compreender isso e ativar essa ‘força’ organizada é fundamental para a defesa da democracia.”

Pimenta também acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de se beneficiar de uma “poderosa máquina de comunicação com recursos públicos e privados, legais e ilegais”. Segundo o chefe da Secom, apesar de Bolsonaro ter sido derrotado na eleição, um suposto “gabinete do ódio” continua ativo nas redes sociais.

No passado, Pimenta chegou a dizer que a facada contra Bolsonaro era falsa. Na semana passada, contudo, o petista disse que essas declarações se tratava apenas de “opiniões pessoais”.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com. 16-1-2023, 6h45 

Relacionados: 
Politicians and commentators are blocked online in Brazil after censorship order targets Bolsonaro support 
Quem é o maior jornalista brasileiro hoje? 
O Brasil da obediência 
O tweet mais ridículo da semana (5) 
EXCLUSIVE: Extreme escalation of Brazil's censorship regime 
Alguns tuítezinhos... 
A senhora que acusou e não provou, adorou

Um comentário:

  1. PIMENTA? VAI ARDER COM CERTEZA NO OLHO DO C... DELE MESMO, OU, QUEM SABE, NOS FUNDILHOS DE ALGUEM...
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Santo André São Paulo

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-