segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Paulo Pimenta e o ‘Ministério da Verdade’

O ministro Paulo Pimenta (PT-RS) [foto], da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), prometeu reativar o que ele chamou de “rede de defesa da verdade”. Em uma série de tuítes, o petista disse que avalia criar uma pasta responsável pelo “combate à desinformação”. O decreto deve ser publicado em 24 de janeiro. Nas redes sociais, o órgão chegou a ser comparado ao Ministério da Verdade, da distopia 1984, de George Orwell.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

“A sociedade civil, os influenciadores digitais, os partidos políticos, os movimentos sociais e tantos outros ‘sujeitos’ têm um protagonismo importante e insubstituível nesse processo”, observou Pimenta, no domingo 15. “Compreender isso e ativar essa ‘força’ organizada é fundamental para a defesa da democracia.”

Pimenta também acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de se beneficiar de uma “poderosa máquina de comunicação com recursos públicos e privados, legais e ilegais”. Segundo o chefe da Secom, apesar de Bolsonaro ter sido derrotado na eleição, um suposto “gabinete do ódio” continua ativo nas redes sociais.

No passado, Pimenta chegou a dizer que a facada contra Bolsonaro era falsa. Na semana passada, contudo, o petista disse que essas declarações se tratava apenas de “opiniões pessoais”.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com. 16-1-2023, 6h45 

Relacionados: 
Politicians and commentators are blocked online in Brazil after censorship order targets Bolsonaro support 
Quem é o maior jornalista brasileiro hoje? 
O Brasil da obediência 
O tweet mais ridículo da semana (5) 
EXCLUSIVE: Extreme escalation of Brazil's censorship regime 
Alguns tuítezinhos... 
A senhora que acusou e não provou, adorou

Um comentário:

  1. PIMENTA? VAI ARDER COM CERTEZA NO OLHO DO C... DELE MESMO, OU, QUEM SABE, NOS FUNDILHOS DE ALGUEM...
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Santo André São Paulo

    ResponderExcluir

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-