terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Qual Esquerda, qual Direita!

Cristina Miranda

Não entendo como ao longo dos séculos ainda não se abandonou a terminologia esquerda e direita, com origem na Revolução Francesa. Pior do que isso foi atribuir uma carga negativa à Direita, de tal modo que ninguém se quer identificar com ela, quando deveria ser precisamente o oposto. É à Esquerda que devemos as ligações aos piores ditadores de sempre, chacinas em massa, privação absoluta de liberdades, fome, miséria e injustiças.

A História não mente. Agora mesmo a Venezuela é bom exemplo disso. Mas, curiosamente, nas escolas, ainda hoje passam a ideia que ser de esquerda é ser pelos desfavorecidos das classes trabalhadoras. Ser de direita é ser pelos ricos e opressores. Nada mais falso.

Com efeito, foi com a Revolução Francesa em 1789-1799 que a terminologia surgiu. Quando os jacobinos (radicais alinhados com a baixa burguesia e trabalhadores) e girondinos (moderados com tendência à conciliação e com boa articulação com a alta burguesia e nobreza) se reuniram no salão da Assembleia Constituinte para redefinir os destinos da França, os primeiros, em busca de representatividade e legitimidade política, sentaram à esquerda; os segundos, à direita, dando lugar a novos modelos políticos, sociais e culturais que viriam a espalhar-se pela Europa.

A Revolução Francesa era expressamente progressista influenciada pelo Iluminismo francês. E os girondinos, mesmo ligados à tradição, estavam inseridos nesta perspectiva. Dito de outra forma, todos, quer uns quer outros, lutavam à época contra a monarquia absolutista, divergindo apenas na forma de chegar à sociedade ideal.

Curiosamente, foram os radicais jacobinos que protagonizaram o Período do Terror, onde defendiam o terrorismo de Estado, liderado por Robespierre e que supostamente pretendia fazer uma perseguição aos girondinos, mas que acabou por ser um extermínio de todos os opositores considerados inimigos da revolução, inclusive alguns dos próprios jacobinos que haviam sempre apoiado a mesma. Isto não vos lembra nada?

Nasceu a partir daqui o comunismo, socialismo, fascismo, liberalismo e por aí fora. Na sua base, todos querem uma sociedade mais justa com direitos iguais, sem pobreza, onde todos têm igualdade nas oportunidades. Porém, é a forma de lá chegar que os distingue profundamente. Os comunistas e fascistas acreditam que é no fim das classes sociais com um Estado forte totalitário, que concentra em sim toda a atividade econômica, distribuindo depois a riqueza consoante as necessidades de cada um, que está a sociedade perfeita e justa.

Os sociais-democratas e os liberais entendem que, pelo contrário, o Estado deve ser reduzido, deixando livre a economia para fluir e gerar riqueza, que depois fortalece o Estado Social de modo a que este assegure direitos fundamentais aos mais carenciados.

Ora, a História já comprovou as duas teorias. Os primeiros deram origem a ditaduras, algumas sanguinárias, sobre uma sociedade de pobreza extrema, manietada, oprimida, sem direitos e estão em vias de extinção no Globo.

Os segundos, a sociedades que prosperam e crescem a olhos vistos, carecendo apenas de uma maior regulação e controlo, projetando-as a níveis de desenvolvimento jamais registradas antes do século XIX. Dá que pensar. Afinal qual é o modelo amigo dos pobres?

Acredito que é por mera ignorância nas escolas que leva pessoas a pensar que são de “esquerda” sem na realidade o serem. Porque quem defende o fim das injustiças sociais, da erradicação da pobreza, tem forçosamente de ser apoiante de uma corrente ideológica social-democrata ou liberal. Nunca outra.

Porque é precisamente ao estimular fortemente a economia, dando liberdade e espaço às pessoas para prosperarem e criarem postos de trabalho, que uma sociedade cresce para a erradicação da pobreza e nunca o contrário. Isto, claro, enquanto o Estado Social se dedica apenas a promover o bem-estar dos cidadãos.

As correntes comunistas, pelo contrário, são desenvolvidas por burgueses e ensinam um grupo a viver à sombra do Estado, prometendo prosperidade porque sabem que não podem assumir o poder sozinhos. Precisam de criar uma clientela à volta deles no Estado, bem “alimentada” com promessas de bons salários e muitos direitos que lhes assegure o voto. E depois, em nome da igualdade, condicionam as liberdades de todo um povo para governar sem “opositores”.

Por isso não há cá direita nem esquerda. Há apenas pessoas que acham que o Estado tudo lhes deve garantir sem terem de se esforçar muito, e outros que acreditam que é no trabalho e liberdade individual que se conquistam as coisas.

Sem demagogias e filosofias baratas. Trata-se apenas, numa linguagem simples, de lutas entre as cigarras e as formigas.

Só isto.

Título e Texto (e Marcações): Cristina Miranda, 20 de abril de 2017, in “As minhas Blasfémias”, páginas 144/147 
Digitação: JP, 31-1-2023

Um comentário:

  1. Pela Esquerda, se vai para a direita, e, pela direita, não se vai lugar nenhum...
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Santo Eduardo, RJ

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-