Theodore Dalrymple
No passado essas intrincadas
discussões sobre a natureza, a extensão e a validade do conhecimento humano
estavam confinadas a um pequeno corpo de filósofos competentes, os quais viviam
em torres de marfim e tanto não podiam quanto não queriam que os seus
argumentos fossem conhecidos do grande público. Até não muito tempo atrás, só
uma pequena porcentagem da população frequentava universidades, e, dessa
pequena porcentagem, apenas um número diminuto se preocupava com a filosofia em
geral, e com epistemologia em particular. Mesmo que os filósofos fossem
absolutamente sérios em seus trabalhos, a filosofia era tida como um jogo, um passatempo,
ou mesmo um hobby no que se referia ao resto da sociedade.
Entretanto, no Ocidente, houve
grande aumento do número de pessoas que passaram pela educação universitária, o
terceiro grau, especialmente na área de humanidades. Na Grã-Bretanha, por exemplo,
é desejo do governo que metade da população frequente a universidade, e, é
claro, faz parte da natureza das modernas burocracias que, de uma forma ou de
outra, elas atinjam os objetivos estabelecidos por seus mentores políticos,
mesmo que (ou sempre) à custa do propósito por trás desses objetivos.
Na França, onde passar no
vestibular (baccalaureat) sempre permitiu ao estudante ingressar no
ensino superior, a proporção da população que passa nessa admissão nacional
aumentou de 10%, quando minha esposa o prestou, para 80% hoje em dia. Isso
poderia ser visto como um sinal admirável no progresso da educação se, nesse
meio-tempo, o padrão solicitado para passar no exame tivesse permanecido
constante; mas a evidência é bastante conclusiva de que o padrão caiu
drasticamente.
É verdade que diferentes condições de vida implicam novas formas de ensinamento que as crianças precisam receber, distintas dos antigos formatos, o que torna uma comparação direta difícil ou complicada, mas não é fácil crer que as condições modernas tornem tanto o aprendizado do ferramental básico da língua quanto o dos números menos desejáveis ou menos importantes do que um dia já foram.1
O fato é que, de formas
inédita, grande quantidade de pessoas que, no passado, teria sofrido pouca exposição
aos argumentos filosóficos se vê, agora, exposta ao relativismo epistemológico.
Está provavelmente certo quando se diz que, na medida em que crescem em
quantidade, decresce sua faculdade crítica. Portanto, essas pessoas ficam
suscetíveis a aceitar a autoridade do discurso que diz não haver algo como a
verdade, que tudo depende de um ponto de vista inicial, e que uma opinião é tão
“váçida” quanto qualquer outra (o dúbio termo “válido” já quase substituiu a
palavra “verdade”). Elas aceitam, como autoridade, que não exista autoridade
alguma, exceto, é claro, o que elas pensam, e que é tão bom quanto o que pensa
qualquer outra pessoa. O peso intelectual é substituído pelo egoísmo.
Essa não é uma boa posição da
qual se possa resistir às alegações de outros baseados em princípios. Expressar
incerteza diante do direito de alguém de exigir qualquer coisa dos outros será
entremeado por rajadas de sentimento ferido, que os direitos desse alguém não
estão sendo respeitados, mas isso não durará muito e tampouco conduzirá a
qualquer solução de longo prazo para qualquer problema. Uma apatia disfarçada
de tolerância será alternada por breves períodos de reação violenta.
1 Um
acadêmico sênior no Imperial College, uma das mais importantes
instituições britânicas de ensino científico, queixou-se recentemente de que os
alunos britânicos tinham um inglês escrito pior do que o dos estrangeiros, cujo
inglês era para eles o segundo ou até mesmo o terceiro idioma.
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