quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Triplo salto até à final

FC Porto bateu o Académico de Viseu por 3-0 e vai defrontar o Sporting na decisão da Taça da Liga

O FC Porto está na final da Taça da Liga. Os detentores de três dos quatro troféus nacionais marcaram encontro com o Sporting para sábado (19h45, SIC/Sport TV) graças a uma vitória clara nas “meias” diante do Académico de Viseu (3-0). Eustaquio abriu o marcador do Dr. Magalhães Pessoa logo ao sétimo minuto e foi preciso esperar mais uma hora para que o remate certeiro de Danny Namaso antecedesse a estreia de Bernardo Folha a marcar.

Foto: Pedro Correia/Global Imagens

Analisada a turma de Jorge Costa como se fosse “uma equipa da Liga dos Campeões”, Sérgio Conceição lançou o guardião das Taças de início juntamente com Pepê, Veron e Namaso nas posições mais avançadas de um 4-2-3-1 ocupadas por Galeno, Mehdi Taremi e Toni Martínez em Guimarães.

A primeira e terceira novidades mostraram ao que vinham logo ao segundo 33, quando a progressão com bola de Pepê terminou num remate rasteiro de Namaso ao alcance de Gril. Aos sete minutos, um cruzamento sobre a direita amortizado por Veron sobrou para Eustaquio, em carambola, inaugurarar a contagem (1-0).

Instalados no reduto adversário, os portistas alugavam metade do campo e estiveram perto de fazer o segundo: Uribe centrou, Marcano desviou, e Pepe, igualmente de cabeça, viu o poste negar-lhe a felicidade. No ataque subsequente foi Eustaquio quem cruzou e o capitão quem descobriu o único colega inglês - que viu um corte providencial impedi-lo de entrar de imediato na lista dos artilheiros.

O encontro mudou de face no equador da etapa inaugural. Os viriatos começavam a dar ares da sua graça, procuravam apanhar Cláudio Ramos desprevenido e a gasolina azul e branca perdia octanas. Cheios de moral, subidos no terreno e atrevidos na busca da baliza, os viseenses testavam a defesa portuense e justificavam a sequência de 20 jogos consecutivos sem perder. Só um lance de insistência em cima da meia-hora, mal finalizado por Veron, esfriou esse ímpeto.

Com os mesmos 22 regressados das cabines, Otávio dispôs de ótima chance para faturar, porém não foi capaz de aproveitar a oferenda britânica. Quando parecia inevitável que algo mudasse, Sérgio Conceição lançou Galeno e Bernardo Folha para os lugares de Veron e Eustaquio.

As mudanças fizeram bem aos Dragões. Acabado de entrar, o extremo soltou em João Mário para o lateral, qual número 10, descobrir Namaso. Convidado a fazer o que tão bem sabe, o dianteiro recebeu com um pé, concretizou com o outro e matou as aspirações dos do Fontelo. Fresco e veloz como poucos, Galeno apareceu nas costas da defesa do Académico sem dar o seguimento ideal a um bom passe de Pepê.

O tento que o luso-brasileiro desperdiçou viria a surgir no minuto seguinte. A atravessar um excelente momento de forma, João Mário colocou a bola na área, Otávio simulou e Folha atirou à figura do guarda-redes. Porque a sorte protege os audazes, o menino formado no Olival viu o ressalto embater-lhe e terminar no fundo da baliza do Castelo. Até ao triplo apito de Rui Costa ainda houve tempo para Taremi, Gonçalo Borges e Rodrigo Conceição renderem Namaso, Pepê e João Mário.

Título e Texto: FC Porto, 25-1-2023, 21h48 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-