sábado, 10 de setembro de 2011

"Não aos excessos a bordo!" - Infraero estabelece limites para malas que não são despachadas

A reportagem é do SBT, em 09 de setembro de 2011:
"A medida da Infraero visa diminuir o número de passageiros que levam muitas sacolas e bolsas para dentro do avião e atrapalham outros passageiros. Para restringir a bagagem, pequenas cestas de metal serão instaladas na área de embarque, se a mala não passar, tem que voltar e despachá-la. Sem garantias de que irá dar tempo de embarcar no voo."



“Não aos excessos a bordo!”
Com esta frase a ACVAR-Associação dos Comissários da Varig lançou uma campanha contra os excessos a bordo, em maio de 1993, conforme pode ser lembrado na capa da revista “speech”, nº 109.


A campanha era contra os excessos de consumo de álcool e de bagagem de “mão”.
Na edição seguinte, nº 110, junho de 1993, nas páginas 4 e 5, a ACVAR explicava essa Campanha.


"Bagagem de mão excessiva, carregada pelos passageiros para a cabine, contrariando normas de segurança de voo. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelos passageiros – seja pelo seu medo de voar ou pela fartura com que são oferecidas pela Empresa -, apesar de nossa legislação determinar atenção e controle no serviço de bordo.
Estes dois ítens tornaram-se o alvo de uma campanha que a ACVAR começa a deflagrar agora. Na verdade, os temas figuram há bastante tempo nas pautas das reuniões internacionais realizadas por entidades representativas de comissários de voo. Em outros países, as discussões já avançaram tanto que criaram-se regulamentos específicos e/ou proibições expressas, de forma a salvaguardar-se primeiramente a segurança do voo – e, só depois, a plena satisfação do “passageiro pagante”:

No Brasil, seja por ingenuidade ou desatenção, muitos poucos setores ligados à aviação se preocupam com as consequências desses excessos, cometidos diariamente a bordo de nossos aviões. É mais comum do que se imagina ver passageiros carregados de embrulhos dirigindo-se para o avião – onde, após “acomodarem” seus inúmeros pertences, consumirão diversos drinks, mantendo o copo permanentemente abastecido.

Nós, tripulantes, pela experiência e observação, encaramos com receio os dois problemas. Infelizmente, em países pobres, que lutam pela sobrevivência de seu mercadoo e de sua indústria, pouco fazem as empresas aéreas para coibir os abusos, espontâneos (excessos de bagagem) ou involuntários (embriaguez, na maioria dos casos, pois muitos optam por tal estado).

Com a campanha Não aos excessos a bordo!, a ACVAR pretende chamar a atenção de todos os segmentos ligados à aviação para os problemas e inconveniências causados, a bordo, por malas excessivas e bêbados descontrolados. Além de nosso protesto esta campanha é uma forma de nos mantermos conscientes de nossa responsabilidade a bordo – que não inclui, de forma alguma, sermos obrigados a vigiar os atos de pessoas embriagadas ou nos desculparmos quando um passageiro perde o seu lugar, no bin, para as malas de outro. Isto, para evitar tocarmos na palavra “acidente”, ameaça virtual pairando por trás desses excessos e preocupação constante de todos os tripulantes.

Este texto, digitado por este blogueiro, é de Sônia d’Azevedo, então Jornalista Responsável pelas publicações da ACVAR; a ilustração é de Janey.
Edição: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-