domingo, 25 de setembro de 2011

Rock in Rio – O Circo dos Canalhas


Malgaxe
A mídia está em festa, os empresários da música estão em festa, o povo que pode pagar para assistir ao espetáculo está delirante, diria até, em êxtase. Volta ao Brasil depois de anos o Rock in Rio.
No Brasil tornou-se tradição mascarar os problemas com festa, é o carnaval, micareta disso, daquilo, Barretos, copa do mundo, extensos feriadões e desta feita vem a calhar este espetáculo numa das cidades mais problemáticas do mundo, o Rio de Janeiro que por acaso vai sediar como sede a copa do mundo de 2014, e a Olimpíada de 2016.
Já diz um velho ditado, distribua ao povo pão e circo que ele será feliz, há anos o pão é distribuído, até para cegar as pessoas deste país, diante dos problemas e os delirantes espetáculos então, empenhoram almas desavisadas a fidelidade total, e isto sempre foi um mecanismo que usam os cretinos de plantão para permanecer no poder.
Diriam alguns que é a mesma ladainha sempre, do opositor do regime gritando ao vento, mas eu diria mais especificamente, que é a descoberta da ferida para que todos que tem bom senso retomem de seus interiores a visão do mal feito, porque amiúde todos os brasileiros sabem do que se trata, mas alguns no comodismo de ter pão e circo se curvam diante disso e aceitam a desonra, perpetuando a canalhice.
Às vezes é tão flagrante o desrespeito humano neste país, que você vê juiz ser assassinado nos moldes da guerrilha colombiana, a irracionalidade abater-se sobre um menino de 10 anos que da um tiro numa professora, e depois se mata, a conivência das forças de segurança diante do consumo em público de crack em São Paulo, e ainda dentro destes shows gigantescos, a bebida e o entorpecente corre liberado a todas as idades, facilitando o delito criminoso, como furtos e roubos, estupros, e ate assassinatos, por motivo fútil.
Em verdade existem os espetáculos em ambientes seguros, mas nem é este o motivo desta minha reflexão, mas por certo o desvio do foco dos problemas gravíssimos em nosso país, este circo até que poderia ser concedido, mas sem ter no olhar de pessoas decente a desconfiança de que a máscara esta sendo usada não só para tornar invisíveis os problemas , mas mostrar de forma zombeteira a face dos brasileiros.

A democracia é assim, aos que tem poder tudo, aos pobres e infelicitados pela sorte, o lixo.
As grandes revoluções sucederam grandes desmandos, corrupção camuflada e governos alheios aos verdadeiros e urgentes problemas de um povo.
O Rock in Rio é a festa do dinheiro, como o carnaval, uma coisa feita para que a beleza satisfaça o olhar do cidadão em detrimento das necessidades humanas, e até mesmo enfraqueça os ideais da alma.
Nesta mesma cidade um cidadão acidentado perambulou durante 7 horas para que o Estado lhe provesse de socorro e só conseguiu porque alguém num hospital público teve misericórdia e deu o suporte mínimo para que não morresse.
O Rio de Janeiro é onde tudo acontece neste país, e é aonde os estrangeiros virão se expor na copa do mundo, por certo assistirão à copa com coletes à prova de bala, UTIs próprias, e as orações na ponta da língua para pedir proteção a Deus, terão a beleza do espetáculo nos olhos, e o coração apertado e com vontade de sumir daqui o mais rápido possível, esta é a realidade.
Título e Texto: Malgaxe
Edição: JP

Foto: Vítor Silva/JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-