domingo, 19 de julho de 2015

Quem anda a enganar quem?

Luis Moreira
Quando um país chega à pré-bancarrota uma das consequências mais dramáticas é a falência das empresas e o consequente aumento do desemprego.

O desemprego em Espanha está em 25% há muito tempo. O mesmo na Grécia. No auge da crise o desemprego em Portugal chegou aos 17%, hoje está nos 12/13%.

Quando as empresas reduzem a actividade ou declaram falência é o resultado de vários factores, o principal dos quais é não terem inovado produtos, não terem investido em maquinaria mais moderna, numa palavra, não terem antecipado as crises.

Há, é claro, empresas que fecham porque os consumidores consomem menos. E consomem menos porque é necessário que o estado equilibre as contas, corte despesa e aumente impostos do que resulta  menos dinheiro no bolso dos cidadãos. Tudo consequência de o estado ter gasto o que tinha e não tinha.

Em última análise, o desemprego resultou em Portugal  de os nossos credores terem fechado a torneira e, sem dinheiro, deixamos de abrir autoestradas desnecessárias cujo emprego é precário por natureza. Acabada a construção de uma autoestrada ou se inicia outra ou o desemprego aumenta.

O desemprego, na sua maior parte, resulta de decisões erradas ou não tomadas pelo menos cinco anos antes. E se alguém tem dúvidas compare as exportações que em 2011 representavam 24% do PIB e agora representam 42% do PIB. Resultado só possível porque as empresas retomaram os níveis de actividade vendendo para mercados externos. Com a inevitável criação de postos de trabalho.

Mas tudo isto leva pelo menos dois a três anos a implementar e a obter resultados. Querem-nos convencer que um país em pré-bancarrota não perde postos de trabalho? Quem anda a enganar quem? 
Título e Texto: Luis Moreira, BandaLarga, 19-7-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-