terça-feira, 21 de julho de 2015

Esclarecimentos sobre a situação das herdeiras no fundo AERUS

Thomaz Raposo
Meus caros, volto a escrever sobre o assunto já questionado do porquê de existir uma necessidade de esclarecimentos a serem apresentados pelo Desembargador, doutor Daniel.

A partir de 2006 o AERUS começou seu trabalho de definição de quanto caberia a cada um dos aposentados (assistidos), pensionistas (dependentes assistidos) e participantes ativos, que foi apresentado a cada um de nós integrantes do AERUS.

Um valor atuarial ficou definido e hoje se encontra no quadro de credores da VARIG, TRANSBRASIL e outros fundos componentes do AERUS.

Para todo assistido que faleceu, ficou a obrigação ao AERUS de informar o valor que deveria constar no inventário a ser aberto, sendo definido por um juiz a quem deveria ser pago, caso que vem ocorrendo desde então, tendo sido criada a figura dos “herdeiros”.

A lei 109 da previdência social não prevê, ou previu, situações que vieram a ocorrer com o fundo AERUS, e somente a PREVIC ou o MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL podem alterar a lei, permitindo assim uma solução para o caso das “viúvas herdeiras”. Possibilitando, então, ao AERUS realizar seus pagamentos por ordem judicial.

Já havia mencionado no mês passado que o pedido de esclarecimento feito pelo AERUS era perfeitamente cabível em virtude de o liquidante não poder se arriscar a cometer erros. Pois conforme esclareci acima, pergunto: a que sentença o interventor tem que obedecer, a dos juízes de vara de família (INVENTÁRIO) ou ao desembargador como pensionista, eliminando assim filhos (maiores) herdeiros que hoje recebem do AERUS”?

As Associações já entenderam o problema e aguardam uma definição a ser dada pelo desembargador sobre inúmeros pontos que foram colocados, inclusive pelo escritório de advocacia Castagna Maia.

A internet é um meio de exposição de que pessoas de má índole externam sobre situações de conflito que sempre julguei desnecessárias, mas continuam a existir,e hoje tomei conhecimento de mais uma destas situações que, se verdadeiras, transmitem uma estratégia há muito utilizada pela senhora Graziella Baggio, que procura minar ou destruir a imagem de quem trabalha de forma séria e construtiva. 

Senhora Graziella Baggio, quero informar que as Associações há algum tempo trabalham seriamente junto ao Instituto AERUS, tendo, inclusive, participado em uma cobrança legal junto ao CNJ para que nosso processo de Terceira Fonte voltasse a andar após anos e anos de espera.

Nada temos que desabone a conduta do liquidante e não aprovamos ideias de mudança de liquidante, o que está sendo comunicado à PREVIC e ao Ministro da Previdência Social, visto que apoiamos o liquidante atual Senhor José Pereira, bem como o anterior, José Crespo.

Aproveitamos para solicitar à PREVIC para se adiantar na busca de uma solução do problema acima comentado, pois este é o nosso papel, trabalhar apontando falhas no sistema para que possam vir a ser corrigidas.
Título e Texto: Thomaz Raposo, APRUS, 21-7-2015 

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-