terça-feira, 28 de julho de 2015

S&P sinaliza que pode baixar rating do Brasil para "lixo"

Jornal de Negócios
A agência manteve o rating da dívida pública brasileira em "BBB -", a mais baixa classificação em grau de investimento, mas alterou a perspectiva de estável para negativa. Corrupção, instabilidade política e derrapagem orçamental podem em Março atirar o Brasil para investimento especulativo, ou "lixo".

A Standard & Poor's (S&P) manteve inalterado nesta terça-feira, 28 de Julho, o rating da dívida pública do Brasil em BBB -, a mais baixa classificação em grau de investimento, mas alterou a perspectiva ("outlook") de estável para negativa, sinalizando a maior probabilidade de descida da notação, que, nesse caso, entrará em terreno especulativo, ou "lixo".

A dimensão da rede de corrupção entre empresas e os partidos políticos que apoiam o governo de Dilma Rousseff no âmbito da Operação Lava Jato, a instabilidade política e a dificuldade em aprovar medidas de correcção da derrapagem orçamental são as principais razões enumeradas pela S&P para estar mais pessimista sobre o país.

"Apesar das mudanças generalizadas de política em curso, que continuamos a acreditar que têm o apoio da presidente, os riscos de execução aumentaram. Na nossa visão, esses riscos derivam tanto da frente económica quanto da política", afirma a S&P em nota citada pela revista Veja.

Em teleconferência com analistas, a economista sénior da S&P, Lisa Schineller, reconheceu as mudanças na direcção da política económica no segundo mandato de Dilma Rousseff. Porém, afirma que a execução da nova estratégia está cada vez mais difícil, devido à falta de coesão política. "Em resultado, a retoma do crescimento vai demorar mais do que esperávamos. Vemos os riscos a aumentarem, sem perspectivas de melhora", afirma.

A economista afirmou ainda que a revisão do rating deve ocorrer em meados de Março de 2016, e que um ponto crucial para que o Brasil não perca o grau de investimento é a percepção de que o governo terá mais apoio para aprovar e manter as medidas de austeridade. A agência diz ainda que não trabalha com um cenário base de impeachment de Dilma.
Título, Imagem e Texto: Jornal de Negócios, 28-7-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-