sábado, 5 de novembro de 2016

Falta papel higiénico na Sonangol

Maka Angola


Num edifício de luxo, que custou perto de US $400 milhões, incluindo sobrefacturações alucinantes, os funcionários deparam-se com uma realidade irónica. Há falta de papel higiénico nas casas de banho, excepto no 18º, 19º e 20º andares onde funcionam respectivamente a equipa de consultores estrangeiros, o conselho de administração e a presidente do conselho de Administração da Sonangol, Isabel dos Santos. É a crise.

“Agora, cada funcionário tem de levar o seu papel higiénico de casa. A Sonangol não paga os fornecedores e temos crise de papel higiénico”, diz uma funcionária, cabisbaixa e com um sorriso de resignação.

A Sonangol tem sido o sustentáculo do Estado, do regime do presidente José Eduardo dos Santos e da economia nacional mono-dependente do petróleo. Angola é o maior produtor de petróleo em África, em disputa com a Nigéria. Por mais que o preço do petróleo esteja baixo, não deixará de haver orçamento para a compra de papel higiénico.

“Isto está duro. Não temos mesmo papel higiénico. Acredito que é uma estratégia para se trocar de empresas fornecedoras. Não é falta de dinheiro. A anterior administração já ‘comeu’ bastante. Agora é a vez do novo Conselho de Administração da Sonangol”, ironiza outro funcionário, sob anonimato.

Por enquanto, não há papel higiénico para as necessidades dos funcionários. Só as altas chefias têm o direito de boa limpeza por conta da Sonangol.

Vários trabalhadores da Sonangol juntaram-se e criaram um grupo na plataforma de media social Whatsapp, com o extraordinário nome de “Não há papel higiénico”, para discutirem entre si as questões da empresa.

Como alguém diz: “já não há papel higiénico para limpar a m… do regime.”
Título, Imagem e Texto: Maka Angola, 4-11-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-