sábado, 3 de setembro de 2016

Charada (298)

O resultado da soma do dia
do mês do último Domingo
do mês passado e do dia do mês
da primeira quarta-feira
do próximo mês é 38.

Considerando que
as duas datas ocorreram
no mesmo ano
qual é o mês corrente?

3 comentários:

  1. ...o mês corrente é agosto !

    S.G.Pinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Sejam A o mês anterior, B o mês corrente e C o mês seguinte.

    Tendo em conta que a primeira quarta-feira de qualquer mês pode ser, no máximo, dia 7, para que a soma seja 38 o último Domingo só pode ser dia 31.

    Portanto, se Domingo de A é 31 e B tiver 30 dias, isso implica que B termina numa terça-feira e a primeira quarta-feira de C é 1.

    Por outro lado, se Domingo de A é 31 e B tiver 31 dias, isso implica que B termina numa quarta-feira e a primeira quarta-feira de C é dia 7.

    Em conclusão: A e B têm ambos 31 dias. Os únicos meses consecutivos num ano em que isso se passa são Julho e Agosto, logo o mês corrente B é Agosto.

    ResponderExcluir
  3. Respostas CERTAS!

    "O mês de Agosto. Ponderando as premissas do enunciado, concluímos que o último Domingo do mês passado tem de ser o dia 31. E, porque, no mês corrente, o dia 31 corresponde a uma Quarta-feira, no próximo mês, a primeira Quarta-feira será no dia 7.
    Portanto, temos: 31 + 7 = 38. Daqui se conclui que a solução só é possível se consideramos dois meses seguidos com 31 dias, o que só se verifica nos meses de Julho e de Agosto, sendo assim Agosto o mês corrente.
    Nota: Se bem que Dezembro e Janeiro também sejam meses seguidos com 31 dias, são meses de anos diferentes, o que contraria o enunciado."

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-